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(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Teste MoCA: dados normativos e de acurácia diagnóstica para idosos com níveis educacionais heterogêneos no Brasil

Texto completo
Autor(es):
Karolina G. Cesar [1] ; Mônica S. Yassuda [2] ; Fabio H. G. Porto [3] ; Sonia M. D. Brucki [4] ; Ricardo Nitrini [5]
Número total de Autores: 5
Afiliação do(s) autor(es):
[1] Universidade de São Paulo. Unidade de Neurologia Cognitiva e Comportamental. Departamento de Neurologia - Brasil
[2] Universidade de São Paulo. Unidade de Neurologia Cognitiva e Comportamental. Departamento de Neurologia - Brasil
[3] Universidade de São Paulo. Laboratório de Neuroimagem Psiquiátrica. Departamento de Psiquiatria - Brasil
[4] Universidade de São Paulo. Unidade de Neurologia Cognitiva e Comportamental. Departamento de Neurologia - Brasil
[5] Universidade de São Paulo. Unidade de Neurologia Cognitiva e Comportamental. Departamento de Neurologia - Brasil
Número total de Afiliações: 5
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Arquivos de Neuro-Psiquiatria; v. 77, n. 11, p. 775-781, 2019-12-05.
Resumo

RESUMO O Montreal Cognitive Assessment (MoCA) foi descrito como uma boa ferramenta para detectar comprometimento cognitivo. A nota de corte ideal do MoCA ainda está em debate. O objetivo é fornecer normas do MoCA e dados de acurácia para idosos dentro de uma faixa educacional mais baixa, incluindo analfabetos. Métodos: Os dados foram provenientes do estudo epidemiológico realizado no município de Tremembé, Brasil. A versão brasileira do MoCA foi aplicada como parte da avaliação cognitiva em todos os participantes. Dos 630 participantes, 385 foram classificados como cognitivamente normais (CN) e foram incluídos no conjunto de dados normativos, 110 indivíduos foram diagnosticados com demência e 135 foram classificados como tendo comprometimento cognitivo sem demência (CCSD). Resultados: Os escores totais variaram significativamente de acordo com a idade e escolaridade entre os três grupos diagnósticos: CN, CCSD e demência (p < 0,001). Para distinguir CN de demência, a melhor nota de corte do MoCA foi de 15 pontos (sensibilidade 90%, especificidade 77%) e para diferenciar o grupo CN de CCSD, a nota de corte do MoCA foi de 19 pontos (sensibilidade 84%, especificidade 49%). Essas notas de corte variaram conforme o nível de escolaridade. Conclusões: O teste MoCA não teve alta acurácia para detectar CCSD nesta população de baixa escolaridade. No entanto, esta ferramenta poderia ser usada para detectar demência, especialmente em indivíduos com mais de 5 anos de escolaridade, se uma menor nota de corte fosse adotada. (AU)

Processo FAPESP: 12/04815-6 - Estudo da prevalência de comprometimento cognitivo leve e de demência na cidade de Tremembé, estado de São Paulo
Beneficiário:Ricardo Nitrini
Modalidade de apoio: Auxílio à Pesquisa - Regular