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(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Habilidades de consciência fonológica promovidas pelo ensino de leitura e escrita

Texto completo
Autor(es):
Pauliana do Nascimento Rodrigues [1] ; Lidia Maria Marson Postalli [2]
Número total de Autores: 2
Afiliação do(s) autor(es):
[1] Universidade Federal de São Carlos - Brasil
[2] Universidade Federal de São Carlos - Brasil
Número total de Afiliações: 2
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Psicologia Escolar e Educacional; v. 23, 2019-12-09.
Resumo

Resumo O objetivo do estudo foi verificar o desenvolvimento de habilidades de consciência fonológica a partir da aquisição de leitura e escrita em crianças empregando um programa informatizado de ensino de leitura e escrita. Três alunos com dificuldade de aprendizagem, matriculados no segundo ano do Ensino Fundamental, participaram da pesquisa. Foi utilizado um delineamento de pré e pós-teste, empregando a Prova de Consciência Fonológica (PCF) e o Diagnóstico de Leitura e Escrita (DLE) antes e após a realização do Módulo 1 do currículo Aprendendo a Ler e a Escrever em Pequenos Passos. Os resultados mostraram que os três participantes completaram o programa de ensino, demonstrando melhora no repertório de leitura e de escrita. Na PCF, os participantes apresentaram melhora no desempenho de rima, aliteração e nas habilidades silábicas; mas não apresentaram melhora consistente nas habilidades fonêmicas. A partir dos resultados verifica-se a necessidade do desenvolvimento e aprimoramento de procedimentos para o ensino das habilidades de consciência fonológica, principalmente, as habilidades fonêmicas. (AU)

Processo FAPESP: 14/50909-8 - INCT 2014: Comportamento, Cognição e Ensino (INCT-ECCE): aprendizagem relacional e funcionamento simbólico
Beneficiário:Deisy das Graças de Souza
Modalidade de apoio: Auxílio à Pesquisa - Temático