Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Possibilidades de atuação profissional em grupos educativos de alimentação e nutrição

Texto completo
Autor(es):
Kellem Regina Rosendo Vincha [1] ; Cláudia Maria Bógus [2] ; Ana Maria Cervato-Mancuso [3]
Número total de Autores: 3
Afiliação do(s) autor(es):
[1] Universidade Federal de Juiz de Fora. Campus Governador Valadares. Instituto Ciências da Vida - Brasil
[2] Universidade de São Paulo. Faculdade de Saúde Pública. Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública - Brasil
[3] USP. Faculdade de Saúde Pública. Escola de Enfermagem - Brasil
Número total de Afiliações: 3
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Interface (Botucatu); v. 24, 2020-03-16.
Resumo

Analisou-se a potencialidade do uso do grupo operativo (GO) em grupos de educação alimentar e nutricional a partir da atuação profissional. Trata-se de um estudo qualitativo realizado na Atenção Básica (AB) com grupos de usuários portadores de doenças crônicas relacionadas à alimentação e nutrição. Efetuou-se observação por meio de filmagem em 15 encontros, após seleção, validação e transcrição de trechos representativos de ações da nutricionista nos vetores de avaliação do GO. As ações nos vetores de pertença e de tele convergiram para a formação do vínculo e da confiança grupal. As ações no vetor de comunicação se destacaram e influenciaram na cooperação, aprendizagem e pertinência. A atuação é dependente das habilidades do profissional, que ocorrem de acordo com o referencial metodológico adotado. A potencialidade consistiu-se na avaliação direta e sistematizada dos grupos e da análise da atuação profissional. (AU)

Processo FAPESP: 15/13716-0 - Comparação de modelos de Educação Alimentar e Nutricional em grupo na Atenção Básica na perspectiva da autonomia em saúde.
Beneficiário:Viviane Laudelino Vieira
Modalidade de apoio: Auxílio à Pesquisa - Regular