Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Cidades e mudanças climáticas: desafios para os planos diretores municipais brasileiros

Texto completo
Autor(es):
Isabela Battistello Espíndola [1] ; Wagner Costa Ribeiro [2]
Número total de Autores: 2
Afiliação do(s) autor(es):
[1] Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas. Departamento de Geografia - Brasil
[2] Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas. Departamento de Geografia - Brasil
Número total de Afiliações: 2
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Cadernos Metrópole; v. 22, n. 48, p. 365-396, 2020-04-17.
Resumo

Resumo Este artigo, considerando que as cidades têm sua relevância política reconhecida em acordos globais atuais, questiona se os planos diretores das capitais brasileiras contribuem não somente para o desenvolvimento e planejamento urbano, mas também para a superação dos desafios relacionados às mudanças climáticas. Analisa-se, qualitativamente, os planos instituídos após 2015, verificando se a legislação é direcionada às alterações climáticas, contendo, por exemplo, menções a planos de mitigação e adaptação climática. Utilizam-se dados da Pesquisa de Informações Básicas Municipais, do IBGE e dos sites das prefeituras das capitais. Conclui-se que poucos planos trazem diretrizes para as questões climáticas locais. Dos casos analisados, somente um plano aborda as mudanças climáticas, mostrando que esse tema é pouco contemplado em políticas públicas urbanas municipais. (AU)

Processo FAPESP: 17/17997-9 - Gestão de recursos hídricos transfronteiriços na América do Sul: a contribuição do comitê intergovernamental coordenador dos países da Bacia do Prata (CIC)
Beneficiário:Isabela Battistello Espíndola
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Doutorado