Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Ações Transmurais Inotrópicas e Antiarrítmicas da Ranolazina em um Modelo Celular da Síndrome do QT Longo Tipo 3

Texto completo
Autor(es):
Victor Martins Miranda [1] ; Samuel Santos Beserra [2] ; Danilo Roman-Campos [3]
Número total de Autores: 3
Afiliação do(s) autor(es):
[1] Universidade Federal de São Paulo. Departamento de Biofísica - Brasil
[2] Universidade Federal de São Paulo. Departamento de Biofísica - Brasil
[3] Universidade Federal de São Paulo. Departamento de Biofísica - Brasil
Número total de Afiliações: 3
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Arquivos Brasileiros de Cardiologia; v. 114, n. 4, p. 732-735, 2020-05-29.
Resumo

Resumo A Ranolazina (RANO), conhecida na clínica como Ranexa, é um fármaco que previne a arritmia cardíaca através da inibição da corrente de sódio tardia (INaT). Um gradiente de voltagem transmural do canal Nav1.5 encontra-se na parede ventricular esquerda do coração. Assim, investigamos os efeitos da RANO em cardiomiócitos saudáveis e em modelo celular da Síndrome do QT longo tipo 3 (SQTL tipo 3). Usamos células isoladas do endocárdio (ENDO) e do epicárdio (EPI) e um software de medição com detecção de bordas por vídeo e microscopia de fluorescência para monitorar os transientes de cálcio. A RANO (0,1, 1, 10 e 30 uM, a 25OC) em uma série de frequências de estimulação teve impacto pouco significativo sobre ambos os tipos de células, mas a RANO (30uM) a 35OC minimizou o encurtamento dos sarcômeros em ~21% para células do endocárdio. Em seguida, para simular a SQTL tipo 3, as células do ENDO e EPI foram expostas à toxina ATX-II da anêmona do mar, que aumenta a INaT. As arritmias celulares induzidas por ATX-II foram suprimidas com o uso da RANO (30 µM) a 35OC. Com base nesses resultados, podemos concluir que a RANO tem um impacto pouco significativo sobre o encurtamento dos sarcômeros de células saudáveis do ENDO e EPI. Além disso, ela suprime as arritmias induzidas por INaT para níveis semelhantes nas células do ENDO e EPI. (AU)

Processo FAPESP: 14/09861-1 - Papel da corrente tardia de sódio nas arritmias cardíacas herdadas e adquiridas: da biofísica à procura de novos alvos terapêuticos
Beneficiário:Danilo Roman Campos
Modalidade de apoio: Auxílio à Pesquisa - Jovens Pesquisadores