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(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Avaliação audiológica e eletrofisiológica em músicos profissionais de orquestra

Texto completo
Autor(es):
Alessandra Giannella Samelli [1] ; Camila Maia Rabelo [2] ; Liliane Aparecida Fagundes Silva [3] ; Denise Gonzaga [4] ; Joyce Miranda Santiago [5] ; Fernanda Cristina Leite Magliaro [6] ; Carla Gentile Matas [7]
Número total de Autores: 7
Afiliação do(s) autor(es):
[1] Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina. Departamento de Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional - Brasil
[2] Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina. Departamento de Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional - Brasil
[3] Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina. Departamento de Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional - Brasil
[4] Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina. Departamento de Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional - Brasil
[5] Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina. Departamento de Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional - Brasil
[6] Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina. Departamento de Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional - Brasil
[7] Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina. Departamento de Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional - Brasil
Número total de Afiliações: 7
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Revista CEFAC; v. 22, n. 2 2020-06-03.
Resumo

RESUMO Objetivo: verificar se a frequente exposição musical é capaz de prejudicar as respostas das vias auditivas periférica e central em músicos profissionais de orquestra. Métodos: participaram 45 indivíduos do sexo masculino, entre 19 e 40 anos, divididos em Grupo de músicos formado por 30 músicos de orquestra que tocavam instrumentos de corda ou de sopro, e Grupo de não músicos formado por 15 indivíduos. Ambos os grupos foram submetidos à audiometria tonal nas frequências convencionais e em altas frequências, Emissões Otoacústicas Transientes e Frequency Following Response. Os resultados foram submetidos à análise estatística descritiva e inferencial, por meio do teste ANOVA One-Way para amostras não pareadas, sendo o nível de significância de 5%. Resultados: não houve diferenças significantes entre os limiares auditivos, tanto nas frequências convencionais quanto nas altas frequências e no Frequency Following Response. No entanto, observou-se diferenças entre as respostas das Emissões Otoacústicas Transientes, sendo que os músicos apresentaram respostas diminuídas em relação ao grupo de não músicos. Conclusão: os resultados sugeriram que a frequente exposição musical que indivíduos que tocam em orquestra vivenciam é capaz de prejudicar a função das células ciliadas da cóclea. Sendo assim, o monitoramento audiológico é importante a fim de detectar alterações subclínicas. (AU)

Processo FAPESP: 12/14267-6 - Caracterização dos potenciais evocados auditivos de tronco encefálico em músicos clássicos
Beneficiário:Joyce Miranda Santiago
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Iniciação Científica