Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Inclusão na educação superior: formação e experiência docente

Texto completo
Autor(es):
Elaine Gomes Matheus Furlan [1] ; Paulo Cézar de Faria [2] ; Daniele Lozano [3] ; Fernanda Vilhena Mafra Bazon [4] ; Claudia Gomes [5]
Número total de Autores: 5
Afiliação do(s) autor(es):
[1] Universidade Federal de São Carlos. Departamento de Ciências da Natureza, Matemática e Educação - Brasil
[2] Universidade Federal de São Carlos. Departamento de Ciências da Natureza, Matemática e Educação - Brasil
[3] Universidade Federal de São Carlos. Departamento de Ciências da Natureza, Matemática e Educação - Brasil
[4] Universidade Federal de São Carlos. Departamento de Ciências da Natureza, Matemática e Educação - Brasil
[5] Universidade Federal de São Carlos. Departamento de Ciências da Natureza, Matemática e Educação - Brasil
Número total de Afiliações: 5
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas); v. 25, n. 2, p. 416-438, 2020-09-07.
Resumo

A investigação delimitou como objeto de estudo a formação e a experiência docente com alunos que possuem deficiência e/ou Necessidades Educacionais Especiais, buscando o entendimento que docentes universitários possuem acerca do processo inclusivo, bem como as práticas inclusivas realizadas por eles em cursos de licenciatura. A abordagem metodológica qualitativa, permitiu utilizar entrevistas semiestruturadas com docentes de duas instituições públicas federais localizadas nos estados de São Paulo e Minas Gerais. A análise de dados permitiu identificar que as ações pedagógicas desenvolvidas pelos sujeitos devem respeitar os ideais inclusivos, mas que as barreiras atitudinais, físicas e o déficit na formação docente são questões que podem levar ao processo de inclusão marginal, transformando as escolas em ambientes perversos, não possibilitando, as vezes, a participação efetiva dos alunos no processo de ensino-aprendizagem. É preciso avançar no entendimento de que o aluno com deficiência e/ou Necessidades Educacionais Especiais requer responsabilidade de todos, portanto, as instituições precisam apoiar o corpo docente no processo de formação continuada para que seja efetiva a formação inicial dos futuros professores que atuarão na educação básica inclusiva. As análises revelaram ainda a preocupação com a adesão em cursos voltados para os formadores sobre a educação inclusiva, além da necessidade de informações que possam orientar o professor caso ele tenha em sala de aula um aluno com deficiência e/ou Necessidades Educacionais Especiais. O estudo evidenciou que o ideal da educação inclusiva é consoante com a busca de igualdade de direitos, tanto no que se refere à escolarização quanto à participação social. (AU)

Processo FAPESP: 15/21617-1 - A formação de professores no contexto da diversidade e pressupostos inclusivos: um olhar para os formadores
Beneficiário:Fernanda Vilhena Mafra Bazon
Modalidade de apoio: Auxílio à Pesquisa - Regular