Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Proteção e Risco para Diferentes Trajetórias de Estresse de Escolares

Texto completo
Autor(es):
Marta Regina Gonçalves Correia-Zanini [1] ; Sonia Regina Loureiro [2] ; Edna Maria Marturano [3]
Número total de Autores: 3
Afiliação do(s) autor(es):
[1] Centro Universitário das Faculdades Associadas de Ensino - Brasil
[2] Universidade de São Paulo - Brasil
[3] Universidade de São Paulo - Brasil
Número total de Afiliações: 3
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Paidéia; v. 30, 2020-09-30.
Resumo

Resumo O estudo do estresse crônico, potencialmente prejudicial ao desenvolvimento, ressente-se do foco das pesquisas em tendências modais, não discriminando trajetórias individuais de cronicidade. O presente estudo teve como objetivo associar grupos diferenciados pela trajetória de estresse, de crianças do 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental - Sem Estresse, Estresse Pontual e Estresse Crônico, à variáveis de proteção ou de risco da própria criança e da escola. Participaram 111 alunos (56 meninos) avaliados pela Escala de Estresse Infantil, Provinha Brasil, Inventário de Estressores Escolares e Social Skills Rating System - Professores. A Educação Infantil, o Índice da Educação Básica e a localização da escola foram considerados. Análises de comparação e de predição foram realizadas. Os resultados indicaram pior desempenho e maior percepção de estressores no grupo com estresse crônico. Comportamento externalizante, estressores do desempenho e menor permanência na Educação Infantil contribuem para a cronicidade. O foco nas trajetórias ressaltou a vulnerabilidade das crianças cronicamente estressadas. (AU)

Processo FAPESP: 14/01478-4 - Trajetórias de desempenho, competência acadêmica e sintomas de estresse de crianças nos primeiros anos do Ensino Fundamental
Beneficiário:Marta Regina Gonçalves Correia Zanini
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado