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(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Sobre voos, sopros e vozes: a “(anti)gênesis” poética de Orides Fontela

Texto completo
Autor(es):
Nathaly Felipe Ferreira Alves [1]
Número total de Autores: 1
Afiliação do(s) autor(es):
[1] Universidade Estadual de Campinas - Brasil
Número total de Afiliações: 1
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Estudos de Literatura Brasileira Contemporânea; n. 61 2020-10-21.
Resumo

Resumo Este trabalho tem por objetivo analisar o estatuto ontológico da linguagem poética, fundamentada por um ritmo singular, a partir da apreciação de dois poemas de Orides Fontela: “Gênesis”, publicado em Helianto, de 1973; e “Antigênesis”, em Rosácea, de 1986. Para tanto, lançaremos mão das considerações de Henri Meschonnic (2006) e de Paul Valéry (2007) no que diz respeito à formalização dos poemas enquanto objetos escriturais genuinamente críticos da linguagem, de si mesmos e do mundo. (AU)

Processo FAPESP: 18/22189-1 - De onde é quase o horizonte: o lirismo objetivo de Orides Fontela
Beneficiário:Nathaly Felipe Ferreira Alves
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Doutorado