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(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

HETERARQUIZAÇÃO DO ESTADO E A EXPANSÃO DAS FRONTEIRAS DA PRIVATIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO EM SÃO PAULO

Texto completo
Autor(es):
Fernando Cássio [1] ; Marina Avelar [2] ; Rodrigo Travitzki [3] ; Thais Andrea Furigo Novaes [4]
Número total de Autores: 4
Afiliação do(s) autor(es):
[1] Universidade Federal do ABC - Brasil
[2] Network for International Policies and Cooperation in Education and Training - Suíça
[3] Universidade São Francisco - Brasil
[4] Universidade Federal do ABC - Brasil
Número total de Afiliações: 4
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Educação & Sociedade; v. 41, 2020-10-30.
Resumo

RESUMO O artigo analisa a parceria público-privada entre a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (SEE-SP) e a Associação Parceiros da Educação (APE) em torno do Programa Educação - Compromisso de São Paulo, no período 2015-2018. A parceria serviu como modelo de estudo das relações público-privadas na educação, à luz dos conceitos de neoliberalização e heterarquização. Utilizando um algoritmo capaz de inferir redes políticas a partir de documentos físicos digitalizados, identificamos três dinâmicas de complexificação da privatização da educação em São Paulo: 1) a incorporação da APE na estrutura de governança da educação pública; 2) a porosidade entre políticas educacionais e a mobilidade da APE para além do escopo inicial da parceria; e 3) a atuação da APE na ampliação da rede de governança, atuando como boundary spanner e facilitando a entrada de outras organizações privadas. (AU)

Processo FAPESP: 18/09983-0 - Política educacional na rede estadual paulista (1995 a 2018)
Beneficiário:Márcia Aparecida Jacomini
Modalidade de apoio: Auxílio à Pesquisa - Regular