Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Tessituras discursivas e midiáticas da atividade empreendedora no Brasil

Texto completo
Autor(es):
Vander Casaqui [1]
Número total de Autores: 1
Afiliação do(s) autor(es):
[1] Universidade Metodista de São Paulo. Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social - Brasil
Número total de Afiliações: 1
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Intercom: Revista Brasileira de Ciências da Comunicação; v. 43, n. 3, p. 41-56, 2020-12-04.
Resumo

Resumo Este trabalho tem como objetivo discutir as relações discursivas entre o empreendedorismo e o empreendedorismo social, no Brasil contemporâneo. Observando as plataformas digitais brasileiras que compõem o objeto da pesquisa, identificamos a emergência de projetos e discursos que remetem à utopia da “sociedade empreendedora”, de acordo com Peter Drucker. Nesse contexto, os papéis sociais (DAHRENDORF, 2012) de empreendedores de negócios e de empreendedores sociais se aproximam, pois ambos são identificados com a noção do bem comum. A partir da perspectiva da análise crítica do discurso de Fairclough (2001), estudamos as intersecções e sobreposições entre os dois agentes, entre corporações e iniciativas que visam o lucro e o chamado non-profit sector. (AU)

Processo FAPESP: 19/14365-7 - Narrativas no contexto da cultura empreendedora: análise crítica do empreendedorismo de palco na cena brasileira contemporânea
Beneficiário:Vander Casaqui
Modalidade de apoio: Auxílio à Pesquisa - Regular