Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Vigor-S: Sistema para Avaliação Automatizada do Vigor de Sementes de Soja

Texto completo
Autor(es):
Mayara Rodrigues [1] ; Francisco G. Gomes-Junior [2] ; Julio Marcos-Filho [3]
Número total de Autores: 3
Afiliação do(s) autor(es):
[1] USP. ESALQ. Departamento de Produção Vegetal - Brasil
[2] USP. ESALQ. Departamento de Produção Vegetal - Brasil
[3] USP. ESALQ. Departamento de Produção Vegetal - Brasil
Número total de Afiliações: 3
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: JOURNAL OF SEED SCIENCE; v. 42, 2020-12-07.
Resumo

Resumo: Sistemas computadorizados de análise de imagens são alternativas para diminuir a subjetividade e o tempo de avaliação do potencial fisiológico de sementes. O objetivo desta pesquisa foi verificar a eficiência do sistema de Análise Automatizada do Vigor de Sementes (Vigor-S) para identificar diferenças de vigor entre lotes de sementes de soja, em comparação aos resultados do Seed Vigor Imaging System - SVIS® e testes recomendados para avaliação do vigor de sementes de soja. Utilizaram-se duas cultivares, BMX Potência RR e 7166 RSF IPRO, cada uma representada por dez lotes de sementes com germinação semelhante e diferenças de vigor. Foram realizados testes de germinação, vigor (tetrazólio, envelhecimento acelerado), emergência de plântulas em campo e análises SVIS® e Vigor-S, em três épocas experimentais. Os dados foram submetidos a análise da variância, em delineamento inteiramente casualizado (testes em laboratório) e em blocos casualizados (teste em campo), com médias comparadas pelo teste de Tukey (p ≤ 0,05). A separação de lotes pelo Vigor-S foi coerente com os resultados dos testes reconhecidamente eficientes para avaliar potencial fisiológico de sementes de soja, sem interferência das cultivares no padrão de resposta às diferenças de vigor. A análise pelo sistema Vigor-S é eficiente para determinação do potencial fisiológico e composição de programas de controle de qualidade estabelecidos por empresas produtoras de sementes de soja. (AU)

Processo FAPESP: 16/21594-4 - Análise automatizada para avaliação do potencial fisiológico de sementes de soja: comparação da eficiência do novo sistema Vigor-S com testes convencionais
Beneficiário:Mayara Rodrigues
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Mestrado
Processo FAPESP: 06/57900-0 - Análise de imagens na pesquisa em tecnologia de sementes
Beneficiário:Julio Marcos Filho
Modalidade de apoio: Auxílio à Pesquisa - Temático