Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Apoios e relações entre mães e avós de crianças com deficiência: falando sobre solidariedade intergeracional familiar

Texto completo
Autor(es):
Thalita Rosa Trindade [1] ; Maria Cristina Piumbato Innocenntini Hayashi [2] ; Gerusa Ferreira Lourenço [3] ; Mirela de Oliveira Figueiredo [4] ; Carla Regina Silva [5] ; Claudia Maria Simões Martinez [6]
Número total de Autores: 6
Afiliação do(s) autor(es):
[1] Universidade Federal de São Carlos - Brasil
[2] Universidade Federal de São Carlos - Brasil
[3] Universidade Federal de São Carlos - Brasil
[4] Universidade Federal de São Carlos - Brasil
[5] Universidade Federal de São Carlos - Brasil
[6] Universidade Federal de São Carlos - Brasil
Número total de Afiliações: 6
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: CADERNOS BRASILEIROS DE TERAPIA OCUPACIONAL-BRAZILIAN JOURNAL OF OCCUPATIONAL THERAPY; v. 28, n. 4, p. 1268-1283, 2020-10-30.
Resumo

Resumo Apresentam-se os resultados referentes à primeira etapa de uma pesquisa interinstitucional em estudos do campo da família. O foco do trabalho está na Solidariedade Familiar Intergeracional (SFI) entre avós e mães de crianças com deficiências. O objetivo do estudo é descrever os suportes fornecidos pelas avós de crianças com deficiência e as relações de SIF estabelecidas entre as mães e avós já apresentados na literatura e discuti-los à luz do fenômeno da Solidariedade Intergeracional. Para tanto, foi realizada uma Revisão Integrativa da Literatura. A coleta de dados ocorreu em janeiro de 2019, por meio do emprego do mecanismo busca simples no Portal de Periódicos da CAPES, usando palavras-chave sem delimitação temporal. A amostra constou de 25 artigos que foram lidos na íntegra e interpretados com base na análise de conteúdo. Os resultados revelam a presença de três categorias de análise relacionadas aos apoios e relações interpessoais – Sentimentos dos avós sobre o neto com deficiência, Papel dos avós no cuidado dos netos com deficiência, Fatores que influenciam na oferta ou não do apoio. Com base nas informações de cada categoria, discute-se a presença de solidariedade intergeracional em suas distintas dimensões, com destaque para a importância da solidariedade afetiva e funcional entre mães e avós que contribuem para o enfrentamento das demandas cotidianas na criação e educação de uma criança com deficiência. (AU)

Processo FAPESP: 17/20995-8 - Solidariedade Familiar Intergeracional em Situação de Vulnerabilidade: Relações Familiares de Crianças com Deficiência no Brasil e Portugal
Beneficiário:Claudia Maria Simões Martinez
Modalidade de apoio: Auxílio à Pesquisa - Regular