Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Rastreamento de sintomas de depressão e ideação suicida em pessoas com epilepsia usando o inventário de depressão de Beck

Texto completo
Autor(es):
Priscila Camile Barioni Salgado [1] ; Mateus Henrique Nogueira [2] ; Clarissa Lin Yasuda [3] ; Fernando Cendes [4]
Número total de Autores: 4
Afiliação do(s) autor(es):
[1] University of Campinas. Department of Neurology - Brasil
[2] University of Campinas. Department of Neurology - Brasil
[3] University of Campinas. Department of Neurology - Brasil
[4] University of Campinas. Department of Neurology - Brasil
Número total de Afiliações: 4
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Journal of Epilepsy and Clinical Neurophysiology; v. 18, n. 3, p. 85-91, 2012-00-00.
Resumo

OBJETIVO: Avaliar a gravidade dos sintomas de depressão e ideação suicida em pessoas com epilepsia (PCE), antes e após o tratamento cirúrgico utilizando o Inventário de Depressão de Beck (BDI). Nosso objetivo foi determinar os fatores associados à depressão em PCE. MÉTODOS: PCE, independentemente do tipo de epilepsia, tipo de crises, duração ou frequência das crises, e DAEs, foram investigados. Os pacientes (n=468) foram divididos em dois grupos: pré-operatório (n=346) e de pós-operatório (n=122). RESULTADOS: Antes do tratamento cirúrgico, o sexo feminino, o desemprego e a alta frequência de crises foram fatores associados à ocorrência de sintomas de depressão. Após a cirurgia de epilepsia, o único fator associado ao alto nível de sintomas de depressão foi a falta de remissão de crises. Ideação suicida foi associada à frequência de crises antes e após a cirurgia de epilepsia. CONCLUSÃO: Nossos resultados confirmam a opinião generalizada de que a depressão é comum nas PCE e proporcionam mais evidência para a associação de depressão com alguns fatores sócio demográficos e relacionados às crises antes e após o tratamento cirúrgico das epilepsias. (AU)

Processo FAPESP: 07/51280-2 - Transtorno distimico e transtorno de ansiedade generalizada na epilepsia de lobo temporal - uma analise morfologica baseada em voxels.
Beneficiário:Priscila Camile Barioni Salgado
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Processo FAPESP: 05/56578-4 - Centro multimodal de neuroimagens para estudos em epilepsia
Beneficiário:Fernando Cendes
Modalidade de apoio: Auxílio à Pesquisa - Programa CINAPCE - Temático