Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Avaliação da retenção de sedimentos pela vegetação ripária pela caracterização morfológica e físico-química do solo

Texto completo
Autor(es):
Carloeme A. de Oliveira [1] ; Huberto J. Kliemann [2] ; Vladia Correchel [3] ; Felipe C. V. dos Santos [4]
Número total de Autores: 4
Afiliação do(s) autor(es):
[1] UFG. UFG
[2] UFG. UFG
[3] UFG. UFG
[4] UFG. UFG
Número total de Afiliações: 4
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental; v. 14, n. 12, p. 1281-1287, 2010-12-00.
Resumo

O objetivo do estudo foi avaliar a retenção de sedimentos por meio da caracterização morfológica e físico-química de um Latossolo Vermelho distrófico ao longo de uma transeção de 204 m demarcada no sentido do declive, iniciada no meio da encosta cultivada com algodão em sistema de preparo convencional e finalizada no interior da mata ciliar localizada a jusante da área cultivada em Panamá, GO. Todas as amostras de solo foram coletadas ao longo da transeção em camadas de 0-5, 5-10 e 10-20 cm. Na mata ciliar foram abertas quatro trincheiras para avaliação morfológica dos perfis de solo. A descrição morfológica das duas primeiras trincheiras abertas na entrada da mata indicou a presença de camadas de material não pedogenizado sobre o horizonte A, proveniente de sedimentos carreados da lavoura para a mata ciliar por processos erosivos. A interpretação das avaliações morfológicas dos perfis, associada aos resultados de análises do solo, revela que o cultivo intensivo altera os atributos físicos e químicos, especialmente a agregação e os teores de matéria orgânica e Ca. (AU)

Processo FAPESP: 05/59484-0 - Retencao de sedimentos em matas ciliares sob distintos cultivos e sistemas de preparo do solo.
Beneficiário:Gerd Sparovek
Modalidade de apoio: Auxílio à Pesquisa - Regular