Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Intervenção em autorregulação para aprendizagem na compreensão de leitura: uma revisão integrativa

Texto completo
Autor(es):
Adriana Satico FERRAZ [1] ; Acácia Aparecida Angeli dos SANTOS [2]
Número total de Autores: 2
Afiliação do(s) autor(es):
[1] Universidade São Francisco. Programa de Pós-Graduação em Psicologia - Brasil
[2] Universidade São Francisco. Programa de Pós-Graduação em Psicologia - Brasil
Número total de Afiliações: 2
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Estudos de Psicologia (Campinas); v. 38, 2021-04-12.
Resumo

Resumo O objetivo desta revisão integrativa foi investigar a estrutura de intervenções bem-sucedidas no desenvolvimento da autorregulação para aprendizagem a fim de otimizar a compreensão da leitura pelos alunos da educação básica. As buscas pelos artigos foram realizadas em cinco bases de dados, bem como através do método de busca por citações. Dos 137 artigos recuperados, 13 eram elegíveis. As amostras das intervenções reportadas eram compostas por alunos do 3º ao 6º ano de escolas estadunidenses, alemãs e eslovenas. As intervenções eram do tipo instrucional, com foco no desenvolvimento de estratégias de autorregulação para desenvolver a compreensão de leitura. Os estudos indicaram que participar das intervenções elevava o desempenho dos alunos nessa habilidade cognitivo-linguística. Presume-se que esta revisão pode auxiliar psicólogos e educadores na elaboração, aplicação e acompanhamento dos resultados de programas de intervenção para desenvolver a autorregulação dos alunos na realização de tarefas que envolvem a compreensão de leitura. (AU)

Processo FAPESP: 18/19897-4 - Autorregulação para a compreensão de leitura no ensino fundamental II: avaliação e intervenção
Beneficiário:Adriana Satico Ferraz
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Doutorado