Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do Web of Science, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Condições associadas à adesão à profilaxia pós-exposição sexual ao HIV

Texto completo
Autor(es):
Santos Silva, Marcos Morais [1] ; Yazuko Izumi Nichiata, Lucia [2] ; Simao, Nathalia Santana [1] ; da Silveira, Regis Alves [3]
Número total de Autores: 4
Afiliação do(s) autor(es):
[1] Univ Sao Paulo, Programa Posgrad Enfermagem, Escola Enfermagem, Sao Paulo, SP - Brazil
[2] Univ Sao Paulo, Dept Enfermagem Saude Colet, Escola Enfermagem, Sao Paulo, SP - Brazil
[3] Aids Healthcare Fdn, Sao Paulo, SP - Brazil
Número total de Afiliações: 3
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Revista da Escola de Enfermagem da USP; v. 55, 2021.
Citações Web of Science: 0
Resumo

RESUMO Objetivo: Analisar condições que interferem na adesão à profilaxia pós-exposição sexual ao HIV. Método: Estudo de corte transversal, realizado em dois serviços de assistência especializada em HIV/aids no município de São Paulo. Foram entrevistados homens e mulheres maiores de 18 anos que procuraram atendimento por motivo de relação sexual consentida com indicação de profilaxia. Foram usados como parâmetros os questionários que compõem o índice de reprodução social e a adesão à profilaxia. Realizaram-se testes não paramétricos de Kruskal-Wallis e Mann-Whitney e análises somatórias do instrumento utilizado por meio dos programas Excel® e Statistical Package for the Social Sciences®. Os preceitos éticos foram respeitados. Resultados: Foram detectados 49 usuários, com média de idade de 34,7 anos e predomínio de homens (95,9%). Do total, 83,6% eram homens que se relacionam sexualmente com homens. As condições que tiveram correlação com a adesão (p<0,05) foram uso de profilaxia pós-exposição sexual anterior a esse atendimento e prosseguimento da ingestão dos medicamentos. Conclusão: Compete aos profissionais de saúde estabelecer o vínculo com o usuário do serviço, principalmente no primeiro atendimento, de modo a contribuir para o planejamento das intervenções para a adesão. (AU)

Processo FAPESP: 16/20344-4 - Fatores que interferem na adesão a profilaxia pós-exposição ao HIV (PEP)
Beneficiário:Marcos Morais Santos Silva
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Iniciação Científica