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(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

IV e V edições do Seminário Nacional de Pesquisa em Terapia Ocupacional: registro das memórias, futuros-presente

Texto completo
Autor(es):
Patrícia Leme de Oliveira Borba [1] ; Gabriela Pereira Vasters [2] ; Ana Paula Serrata Malfitano [3] ; Fátima Côrrea Oliver ; Andresa Caravage de Andrade [5] ; Roseli Esquerdo Lopes [6]
Número total de Autores: 6
Afiliação do(s) autor(es):
[1] Universidade Federal de São Paulo - Brasil
[2] Universidade Federal de São Paulo - Brasil
[3] Universidade Federal de São Carlos - Brasil
[5] Universidade Federal de São Carlos - Brasil
[6] Universidade Federal de São Carlos - Brasil
Número total de Afiliações: 6
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: CADERNOS BRASILEIROS DE TERAPIA OCUPACIONAL-BRAZILIAN JOURNAL OF OCCUPATIONAL THERAPY; v. 29, 2021-05-07.
Resumo

Resumo Apresenta-se o relato da realização das duas últimas edições do Seminário Nacional de Pesquisa em Terapia Ocupacional, bem como as discussões e encaminhamentos decorrentes de suas conferências, grupos de trabalhos e plenárias. As programações foram similares e dedicadas a promover o diálogo com os principais representantes das agências de apoio à pesquisa no âmbito nacional e estadual, como também à criação de estratégias coletivas que visassem ao fortalecimento da área de terapia ocupacional e de suas subáreas. Ambos os eventos ocorreram durante dois dias, seguidamente ao Encontro Nacional de Docentes de Terapia Ocupacional, sendo a IV edição realizada na Universidade Federal do Espírito Santo (2016) e a V edição na Universidade Federal de São Paulo, Campus Baixada Santista (2018). Foram reunidos 166 e 172 participantes, respectivamente, entre docentes, pesquisadoras/es, profissionais/preceptores e estudantes de pós-graduação, promovendo, assim, um espaço para a compreensão das produções e pesquisas nas diferentes subáreas da terapia ocupacional e troca de experiências e conhecimentos. Com isso, foi possível o incentivo a reflexões e elaboração compartilhadas de propostas acerca do ensino de pós-graduação em terapia ocupacional, sua implicação para as formações graduadas e para o fortalecimento acadêmico da área. O desafio que se coloca é referente à implementação das propostas que têm se mantido de forma recorrente e com baixa efetivação no ínterim entre as edições, demonstrando a necessidade de a categoria profissional rever suas formas de organização e responsabilização em relação aos encaminhamentos coletivos. (AU)

Processo FAPESP: 18/11559-2 - XVI Encontro Nacional de Docentes de Terapia Ocupacional e V Seminário Nacional de Pesquisa em Terapia Ocupacional
Beneficiário:Marcia Maria Pires Camargo Novelli
Modalidade de apoio: Auxílio Organização - Reunião Científica