Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Atitudes de segurança da enfermagem: relação com tempo de experiência e intenção de deixar o emprego

Texto completo
Autor(es):
Gisele Hespanhol Dorigan ; Damaris Ferreira Piffer Mingato [2] ; Edinêis de Brito Guirardello [3]
Número total de Autores: 3
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Rev. Gaúcha Enferm.; v. 41, 2020-06-12.
Resumo

RESUMO Objetivo: Avaliar atitudes de segurança da equipe de enfermagem e sua relação com adequação da equipe e recursos materiais, tempo de experiência e intenção de deixar o emprego. Método: Estudo descritivo e transversal em um hospital de ensino, amostra por conveniência, com aplicação do Safety Attitudes Questionnaire, coletados de janeiro a abril de 2016. Resultados: Participaram 262 profissionais, sendo 98 enfermeiros e 164 técnicos. Relataram atitude de segurança positiva para satisfação no trabalho. A adequação da equipe e de recursos materiais influenciou positivamente nas atitudes de segurança. Houve correlação negativa entre tempo de experiência e percepção da gerência, clima de segurança, condições do trabalho e comportamentos seguros e, entre intenção de deixar o emprego com o clima de trabalho em equipe, satisfação no trabalho e comportamentos seguros. Conclusão: A percepção negativa das atitudes de segurança foi relacionada com o tempo de experiência e intenção de deixar o emprego. (AU)

Processo FAPESP: 13/05096-6 - Impacto do ambiente da prática profissional e Burnout na satisfação profissional, intenção de deixar o emprego e percepção da qualidade do cuidado
Beneficiário:Edinêis de Brito Guirardello
Modalidade de apoio: Auxílio à Pesquisa - Regular