Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Do cálculo ao problema: um caminho a trilhar a partir de resultados científicos

Texto completo
Autor(es):
Nara Vilma Lima Pinheiro [1]
Número total de Autores: 1
Afiliação do(s) autor(es):
[1] Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Educação - Brasil
Número total de Afiliações: 1
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Ciência e Educação; v. 27, 2021-09-03.
Resumo

Resumo: Neste texto analisam-se como os resultados das investigações científicas do educador americano Carleton Washburne foram se transformando em orientações de práticas pedagógicas para o ensino de aritmética na escola primária. A análise toma por referência os experimentos desenvolvidos nas escolas de Winnetka, durante sua gestão como superintendente do ensino, no período de 1919 a 1943, a partir dos quais se estabeleceram novas bases epistemológicas sobre o ensino de aritmética. Os resultados evidenciam os primeiros passos na elaboração científica de saberes sobre o ensino de aritmética, fundamentados em novos objetivos e em uma nova organização curricular, que melhor delimitaram o campo do ensino de matemática na escola primária. O processo ocorreu em uma marcha de ensino que seguiu da compreensão do número, do domínio das combinações numéricas, à aplicação a situações da vida cotidiana, descritas em enunciados que estivessem ao alcance da linguagem infantil, tal como indicaram as investigações científicas. (AU)

Processo FAPESP: 18/24382-3 - As apropriações estadunidenses para a constituição aritmética sob medida no ensino e na formação de professores do Instituto de Educação do Rio de Janeiro (1930-1960)
Beneficiário:Nara Vilma Lima Pinheiro
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado