Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Antropologia e pandemia: escalas e conceitos

Texto completo
Autor(es):
Taniele Rui [1] ; Isadora Lins França [2] ; Bernardo Fonseca Machado [3] ; Gustavo Rossi [4] ; José Maurício Arruti [5]
Número total de Autores: 5
Afiliação do(s) autor(es):
[1] Universidade Estadual de Campinas - Brasil
[2] Universidade Estadual de Campinas - Brasil
[3] Universidade Estadual de Campinas - Brasil
[4] Universidade Estadual de Campinas - Brasil
[5] Universidade Estadual de Campinas - Brasil
Número total de Afiliações: 5
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Horiz. antropol.; v. 27, n. 59, p. 27-47, 2021-05-03.
Resumo

Resumo Diante da profusão de respostas intelectuais à pandemia do Sars-Cov-2, este artigo propõe sistematizar algumas das publicações realizadas pelas ciências humanas nos meses de março a junho de 2020. Inicialmente pensado como conteúdo para estudantes dos cursos de graduação, foram lidos textos presentes no volume Sopa de Wuhan, no site n-1 edições, no “Observatório do CEMI - COVID-19” (CEMI/Unicamp), no Boletim Cientistas Sociais e o Coronavírus (Anpocs), e no site antropoLÓGICAS EPIDÊMICAS (UFRGS). A leitura dessa produção, marcada por textos relativamente curtos, em formatos variados, de rápida escrita e circulação, com caráter ora ensaístico, ora analítico, sugere dois principais eixos temáticos referentes 1) à problemática da escala; 2) à problemática do biopoder e dos governos. Ao fazer um recorte instantâneo das reações mais imediatas à crise, observamos perspectivas e conceitos-chave lançados pelas ciências humanas para compreensão do mundo contemporâneo. (AU)

Processo FAPESP: 19/08713-2 - A "Verdade" nos palcos - Os usos da categoria "verdade" em ambientes de ensino para atrizes e atores
Beneficiário:Bernardo Fonseca Machado
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado