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(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Direito ou privilégio? Desigualdades digitais, pandemia e os desafios de uma escola pública

Texto completo
Autor(es):
RENATA MOURÃO MACEDO [1]
Número total de Autores: 1
Afiliação do(s) autor(es):
[1] Universidade de São Paulo - Brasil
Número total de Afiliações: 1
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Estud. hist. (Rio J.); v. 34, n. 73, p. 262-280, 2021-05-31.
Resumo

RESUMO: O artigo discute alguns dos impactos na educação durante a pandemia de COVID-19 no Brasil em 2020, focalizando a questão do acesso às atividades online por estudantes do ensino básico. O texto está dividido em duas partes: na primeira, debate-se a transferência do ensino presencial para o ensino remoto, tendo como eixo desigualdades digitais, privilégios sociais e direito à educação; na segunda, é analisado o caso da Escola de Aplicação da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, em São Paulo (SP), com base nas experiências e nos desafios enfrentados na transferência para o ensino remoto. O artigo aponta para a insuficiência de políticas públicas educacionais no período, que não garantiram a conectividade e o direito à educação no país em meio à crise. (AU)

Processo FAPESP: 19/25903-0 - Saberes e práticas em fronteiras: por uma história transnacional da educação (1810-...)
Beneficiário:Renata Guedes Mourão Macedo
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado