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(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Profissionalismo, generificação e racialização na docência do Direito no Brasil

Texto completo
Autor(es):
Maria da Gloria Bonelli [1]
Número total de Autores: 1
Afiliação do(s) autor(es):
[1] Universidade Federal de São Carlos - Brasil
Número total de Afiliações: 1
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Revista Direito GV; v. 17, n. 2 2021-10-25.
Resumo

Resumo Este artigo tem como foco a docência do Direito no Brasil, analisando como o processo de generificação e racialização é produzido ao longo da formação dos sujeitos docentes e das oportunidades e dos constrangimentos na carreira. A articulação desses marcadores resulta na distribuição díspar de privilégios e obstáculos entre homens brancos, mulheres brancas, homens negros e mulheres negras. Dialogando com estudos sobre as desigualdades de gênero no meio acadêmico do Direito em diversos países, o artigo propõe pensar o processo mencionado na chave das diferenças. Observamos que o gradiente do entrecruzamento de raça e gênero na docência acaba por produzir também o essencialismo e a fixação de identidades. Assim, a hipótese é de que os professores entrevistados dão sentidos diversos ao que seja profissionalismo e diferença, como resultado das experiências que os constituíram em sujeitos profissionais situados em processos de generificação e racialização que envolvem o trabalho das emoções. Eles burilam os significados de códigos de gênero e de atribuição racial, combinando-os de formas diversas e mutáveis, que não se estabilizam como identidades essencializadas. A pesquisa reuniu dados do Censo Nacional da Educação Superior (Inep), da Relação Anual de Informações Sociais (Rais) e de setenta entrevistas qualitativas com mulheres e homens no ensino jurídico, de sete Instituições de Ensino Superior (IESs) distintas. (AU)

Processo FAPESP: 16/08850-1 - Descentrando a docência do Direito: Gênero e diferença no ensino jurídico no Brasil
Beneficiário:Maria da Gloria Bonelli
Modalidade de apoio: Auxílio à Pesquisa - Regular