Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Comportamento sedentário e competência motora em crianças e adolescentes: revisão

Texto completo
Autor(es):
Guilherme dos Santos [1] ; Paulo Henrique Guerra ; Suedem Andrade Milani [3] ; Ariane Brito Diniz Santos [4] ; Maria Teresa Cattuzzo [5] ; Alessandro Hervaldo Nicolai Ré [6]
Número total de Autores: 6
Afiliação do(s) autor(es):
[1] Universidade de São Paulo. Escola de Artes, Ciências e Humanidades. Programa de Pós-Graduação em Ciências da Atividade Física - Brasil
[3] Universidade de São Paulo. Escola de Artes, Ciências e Humanidades. Programa de Pós-Graduação em Ciências da Atividade Física - Brasil
[4] Universidade de Pernambuco. Escola Superior de Educação Física - Brasil
[5] Universidade de Pernambuco. Escola Superior de Educação Física - Brasil
[6] Universidade de São Paulo. Escola de Artes, Ciências e Humanidades. Programa de Pós-Graduação em Ciências da Atividade Física - Brasil
Número total de Afiliações: 6
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Revista de Saúde Pública; v. 55, 2021-11-08.
Resumo

RESUMO OBJETIVO Sintetizar as evidências de estudos que analisaram as associações entre comportamento sedentário e competência motora em crianças e adolescentes. MÉTODOS Revisão sistemática de artigos originais que analisaram possíveis associações entre comportamento sedentário e competência motora em crianças e adolescentes (3–18 anos de idade), sem restrições quanto ao delineamento de estudo, instrumentos e protocolos de análise. Os artigos foram identificados por meio de buscas nas bases PubMed, Web of Science, Academic Search Premier, Cinahl, Medline e SPORTDiscus, assim como em listas de referências. O nível de evidência foi avaliado de acordo com a quantidade de estudos que reportaram significância estatística nas associações entre as variáveis e a qualidade dos artigos (o risco de viés). RESULTADOS De 2.462 estudos iniciais, 22 compuseram a síntese (duas intervenções, nove longitudinais e onze transversais). Desses, em 13 foram observadas associações negativas entre as variáveis, mais frequentemente na faixa etária de sete a catorze anos. Na análise do risco de viés, as principais limitações dos estudos foram “amostragens por conveniência” e “não descrição do dimensionamento amostral”. CONCLUSÕES A evidência disponível sugere que o comportamento sedentário está negativamente associado à competência motora em crianças do ensino fundamental, embora a evidência seja incerta nos anos pré-escolares; a síntese de resultados dos estudos longitudinais sugere que o comportamento sedentário afeta negativamente o desenvolvimento da competência motora. É importante que futuros estudos tenham maior controle sobre os determinantes socioculturais e aprofundem os conhecimentos em relação ao sexo e à faixa etária, assim como dos métodos e indicadores utilizados para avaliação das duas variáveis. (AU)

Processo FAPESP: 17/08496-6 - Prática de atividade física, competência motora e aptidão física relacionada à saúde durante a infância: associações longitudinais e efeitos de programas de intervenção
Beneficiário:Alessandro Hervaldo Nicolai Ré
Modalidade de apoio: Auxílio à Pesquisa - Regular
Processo FAPESP: 20/15646-7 - Comportamento sedentário e competência motora em crianças e adolescentes: revisão
Beneficiário:Alessandro Hervaldo Nicolai Ré
Modalidade de apoio: Auxílio à Pesquisa - Publicações científicas - Artigo