Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Autorregulação para Compreensão de Leitura: Propriedades Psicométricas de Duas Escalas de Motivação

Texto completo
Autor(es):
Adriana Satico Ferraz [1] ; Acácia Aparecida Angeli dos Santos [2]
Número total de Autores: 2
Afiliação do(s) autor(es):
[1] Universidade São Francisco - Brasil
[2] Universidade São Francisco - Brasil
Número total de Afiliações: 2
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Paidéia; v. 31, 2021-11-15.
Resumo

Resumo As metas de realização e a autoeficácia integram a dimensão motivacional da aprendizagem autorregulada. Este estudo teve por objetivo investigar as propriedades psicométricas iniciais da Escala Metas de Realização para a Compreensão de Leitura e da Escala Autoeficácia para Compreender a Leitura. Na investigação da evidência de validade de conteúdo participaram três juízes especialistas e 16 estudantes do Ensino Fundamental II, que apontaram para a adequação teórica e prática das escalas. A evidência de validade baseada na estrutura interna foi obtida com uma amostra de 522 estudantes, utilizando-se como recursos estatísticos a aplicação de análises fatoriais. Verificou-se a plausibilidade dos modelos da Escala de Metas de Realização, constituída de três fatores, e da Escala de Autoeficácia, unifatorial, bem como a identificação de estimativas adequadas de fidedignidade. Os resultados deste estudo indicam que as escalas podem ser utilizadas em investigações exploratórias. Sugere-se a continuidade das pesquisas para ampliar a sua qualidade psicométrica. (AU)

Processo FAPESP: 18/19897-4 - Autorregulação para a compreensão de leitura no ensino fundamental II: avaliação e intervenção
Beneficiário:Adriana Satico Ferraz
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Doutorado