Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do Web of Science, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

[Avaliação do extrato alcoólico da casca e da semente da Dipteryx alata Vogel na cicatrização da pele de camundongos C57BL/6]

Texto completo
Autor(es):
Gouveia, M. C. P. [1] ; Minto, B. W. [1] ; Sargi, L. F. [1] ; Souza, R. L. [2] ; Pazzini, J. M. [3] ; Colodel, E. M. [2] ; Silva, V. C. P. [2] ; Cassino, P. C. [1] ; Dias, L. G. G. G. [1]
Número total de Autores: 9
Afiliação do(s) autor(es):
[1] Univ Estadual Paulista, Fac Ciencias Agr & Vet, Jaboticabal, SP - Brazil
[2] Univ Fed Mato Grosso, Cuiaba, MT - Brazil
[3] Unido Fac Grandes Lagos, Sao Jose Do Rio Preto, SP - Brazil
Número total de Afiliações: 3
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Arquivo Brasileiro de Medicina Veterinária e Zootecnia; v. 73, n. 6, p. 1315-1323, NOV-DEC 2021.
Citações Web of Science: 0
Resumo

RESUMO O objetivo deste estudo foi avaliar a aplicação tópica do extrato alcoólico da semente e da casca da Dipteryx alata Vogel na cicatrização de feridas cutâneas, em camundongos. Um total de 54 camundongos C57BL/6 foram utilizados neste estudo, distribuídos em três grupos de 18 animais (controle, semente e casca). Em todos os animais, um fragmento de pele foi ressecado da região dorsal do tórax utilizando-se instrumento de punção de 9mm de diâmetro, após o qual foi realizada aplicação tópica de creme base (veículo), extrato hidroalcoólico 10% de semente ou casca, duas vezes ao dia. As avaliações macroscópica, histológica e imuno-histoquímica foram realizadas no sétimo, 14º e 21º dias de pós-operatório. Não foi observada diferença significativa quanto à área da ferida cutânea entre os grupos, apenas um efeito temporal na cicatrização (P>0,05), indicando estágio possivelmente mais avançado desse processo. Porém, na avaliação histológica, os grupos semente e controle apresentaram colagenização mais intensa que o grupo casca (P<0,05). Dipteryx alata Vogel mostrou-se inerte no processo de cicatrização de feridas em camundongos. (AU)

Processo FAPESP: 18/25061-6 - Avaliação da cicatrização de feridas cutâneas em camundongos (linhagem C57BL6) tratadas com extrato alcoólico de Dipteryx alata Vogel (Leguminosae)
Beneficiário:Marcelo Candido Portilho Gouveia
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Mestrado