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(Referência obtida automaticamente do Web of Science, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

A inter-relação entre direito à educação e planejamento educacional: uma análise da produção científica (1988-2018)

Texto completo
Autor(es):
Fernandes, Katya Lacerda [1] ; Abbiati, Andreia Silva [2]
Número total de Autores: 2
Afiliação do(s) autor(es):
[1] Univ Fed Tocantins, Palmas, Tocantins - Brazil
[2] Inst Fed Educ Ciencia & Tecnol Sao Paulo, Sao Joao Da Boa Vista, SP - Brazil
Número total de Afiliações: 2
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Educ. rev.; v. 37, 2021.
Citações Web of Science: 0
Resumo

RESUMO Apresenta-se como objetivo deste artigo inventariar o conhecimento produzido no Brasil acerca do direito à educação e sua articulação com a temática “planejamento educacional”, no período de 1988 a 2018, por meio dos resumos das teses e dissertações disponíveis para consulta pública no Banco de Dados da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal do Nível Superior (CAPES), no âmbito da Educação. A metodologia desta pesquisa pautou-se pelo Estado da Arte, mediante o levantamento e a análise da produção acadêmica sobre o tema, à luz de categorias e enfoques desprendidos do escopo dos trabalhos investigados. No contexto da educação básica obrigatória, o estudo revelou a reverberação do direito à educação e sua relação com o planejamento educacional ao explicitar a consolidação da escola como espaço concreto de vivências de direitos e do Estado como mediador no âmbito da gestão e do planejamento educacional, simultaneamente, ao desafio de superar o descompasso entre intenções e ações no campo do processo de efetivação do direito garantido no ordenamento jurídico brasileiro. (AU)

Processo FAPESP: 18/11340-0 - Direito à educação no Brasil: o estado da arte de 1988 a 2018
Beneficiário:Cristiane Machado
Modalidade de apoio: Auxílio à Pesquisa - Regular