Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Dois pesos e duas medidas na sala de aula: análise das redes sociossemânticas de categorização operadas por professores

Texto completo
Autor(es):
Gabriela Lotta ; Charles Kirschbaum
Número total de Autores: 2
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Rev. Adm. Pública; v. 56, n. 1, p. 100-133, 2022-03-21.
Resumo

Resumo Este artigo analisa categorias operadas por burocratas ao classificar tipos de usuários e seus efeitos em distribuição de serviços, observando contextos de alta desigualdade e políticas universais. Para tanto, analisa de que modo professores, como burocratas de nível de rua, implementam a política categorizando diferentes tipos de alunos. Adotamos aqui a lente analítica de esquemas culturais, que considera que indivíduos internalizam associações entre categorias oficiais e sociais (informais). Os dados analisados foram coletados de vinhetas aplicadas com 40 professores da rede municipal de São Paulo. Investigamos o uso de categorias por meio de redes sociossemânticas e semânticas de categorizações e construção de cadeias de encaminhamentos. Os resultados apontam que os professores mobilizam de forma concomitante categorias oficiais e sociais, bem como que a introdução da variável “vulnerabilidade” nos casos abre espaço para introdução de categorias sociais que geram diferentes tipos de tratamento para alunos com comportamentos similares. (AU)

Processo FAPESP: 19/13439-7 - Itinerários terapêuticos de mulheres bolivianas na região central de São Paulo: condições de vida, trabalho e acesso a saúde
Beneficiário:Eugenia Brage
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Processo FAPESP: 13/07616-7 - CEM - Centro de Estudos da Metrópole
Beneficiário:Eduardo Cesar Leão Marques
Modalidade de apoio: Auxílio à Pesquisa - Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão - CEPIDs