Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Avaliação da atuação da rede comunitária de saúde mental em um município paulista de médio porte

Texto completo
Autor(es):
Carlos Alberto dos Santos Treichel [1] ; Rosana Teresa Onocko Campos [2]
Número total de Autores: 2
Afiliação do(s) autor(es):
[1] Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) - Brasil
[2] Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) - Brasil
Número total de Afiliações: 2
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Saúde debate; v. 46, n. 132, p. 121-134, 2022-02-21.
Resumo

RESUMO Tendo como norteadores as recentes mudanças na condução das políticas de saúde mental no País e as disparidades em saúde vivenciadas por pessoas que convivem com transtornos mentais, este estudo buscou avaliar a atuação de uma rede de saúde mental comunitária a partir de três componentes principais: 1) a caracterização do perfil dos usuários; 2) a identificação das ofertas terapêuticas; e 3) a identificação dos cuidados clínicos recebidos pelos usuários em cada um dos serviços estudados, a saber: Centro de Atenção Psicossocial-II; Centro de Atenção Psicossocial-AD; ambulatório; e 13 serviços de Atenção Básica. Trata-se de um estudo transversal baseado em documentos, realizado através da análise de 4582 prontuários. Foram evidenciadas diferenças importantes entre os serviços quanto ao seu funcionamento e diálogo com outros pontos da rede de atenção. As ofertas terapêuticas foram caracterizadas, principalmente, pela oferta de consultas médicas e consultas individuais com profissionais da equipe multidisciplinar. Houve baixa utilização dos recursos comunitários e das oficinas terapêuticas. Foi observada, ainda, baixa oferta de cuidados clínicos aos usuários dos serviços especializados, em contraponto com a Atenção Básica, que, por sua vez, mostrou-se como um serviço potente e necessário para o cuidado das pessoas com transtornos mentais. (AU)

Processo FAPESP: 18/10366-6 - Pesquisa de implementação: dispositivos de integração da rede de saúde mental no município de Itatiba-SP
Beneficiário:Rosana Teresa Onocko Campos
Modalidade de apoio: Auxílio à Pesquisa - Pesquisa em Políticas Públicas