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(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Paulo Freire e as subjetividades geradoras: um modo de vida filosófico para a educação contemporânea

Texto completo
Autor(es):
Alexandre Filordi de Carvalho [1] ; Walter Omar Kohan [2] ; Silvio Gallo [3]
Número total de Autores: 3
Afiliação do(s) autor(es):
[1] Universidade Federal de Lavras - Brasil
[2] Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Centro de Educação e Humanidades - Brasil
[3] Universidade Estadual de Campinas. Depto. de Filosofia e História da Educação - Brasil
Número total de Afiliações: 3
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Pro-Posições; v. 32, 2021-12-10.
Resumo

Resumo Inspirado no pensamento e na vida de Paulo Freire, este texto afirma, como sentido de uma educação filosófica, as “subjetividades geradoras”, quais sejam, uma forma de trânsito para outras condições existenciais, devires possíveis de vida e de mundos outros. Essa educação filosófica abrange três campos problematizadores: (i) a relação de si mesmo com a alteridade; (ii) a ascese filosófica como forma política da vida social; e (iii) a produção de verdades para além daquelas prefiguradas pelas forças opressivas, antidemocráticas e desumanizadoras. Operamos, assim, um duplo movimento: existencializar a filosofia e filosofar a vida educativa. Dessa forma, indiretamente, também atendemos uma “velha” questão entre nós: é Paulo Freire um filósofo da educação? (AU)

Processo FAPESP: 20/04174-7 - Pensar educação com Félix Guattari: da máquina escolar à microrrevolução do desejo
Beneficiário:Alexandre Filordi de Carvalho
Modalidade de apoio: Auxílio à Pesquisa - Regular