Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

As Raízes de uma Agenda de Transformação Conservadora: Brzezinski e Huntington nos Anos 1960

Texto completo
Autor(es):
Natália Nóbrega de Mello [1]
Número total de Autores: 1
Afiliação do(s) autor(es):
[1] Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - Brasil
Número total de Afiliações: 1
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Dados; v. 65, n. 1 2021-12-20.
Resumo

RESUMO Este artigo recupera a crise nos anos 1960 nos Estados Unidos pela perspectiva de dois cientistas políticos críticos aos movimentos sociais e que tiveram destaque no debate político na década de 1970: Zbigniew Brzezinski (fundador da Comissão Trilateral e Conselheiro de Segurança Nacional do presidente Carter) e Samuel Huntington (editor e fundador da revista Foreign Policy e coordenador do Conselho de Segurança Nacional do mesmo governo). Com base em documentos encontrados em arquivos históricos e na obra dos autores, reconstrói o ponto de vista de ambos sobre a crise, o Vietnã, e os conflitos no interior do Partido Democrata. Os registros demonstram que eles eram contrários àqueles movimentos, mas buscaram absorver algumas de suas demandas. No pós-1968, Brzezinski e Huntington ajudaram a promover uma agenda de reformas, porém as demandas originais foram reformuladas e refreadas, inaugurando um projeto que representava simultaneamente a transformação e a conservação da ordem política. (AU)

Processo FAPESP: 15/02438-9 - O desmantelamento do consenso americano e a Foreign Policy Magazine
Beneficiário:Natália Nóbrega de Mello
Modalidade de apoio: Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Doutorado
Processo FAPESP: 12/24961-7 - A intervenção contestada e a reinvenção da instabilidade: os fantasmas do Vietnã e a Foreign Policy Magazine
Beneficiário:Natália Nóbrega de Mello
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Doutorado