Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Natureza e comércio no norte do Brasil: o “Discurso sobre os gêneros para o comércio, que há no Maranhão e Pará” de Duarte Ribeiro de Macedo (1633)

Texto completo
Autor(es):
Janaina Salvador Cardoso [1]
Número total de Autores: 1
Afiliação do(s) autor(es):
[1] Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Programa de Pós-graduação em História - Brasil
Número total de Afiliações: 1
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: História, Ciências, Saúde : Manguinhos; v. 29, n. 1, p. 245-259, 2022-04-15.
Resumo

Resumo Dos letrados que pensaram a economia portuguesa no século XVII, talvez Duarte Ribeiro de Macedo seja o mais conhecido. Formado em direito e em filosofia, Macedo escreveu diferentes discursos sobre a introdução de manufaturas e o maior aproveitamento dos recursos naturais encontrados nas colônias portuguesas. Em seu “Discurso sobre os gêneros para o comércio, que há no Maranhão e Pará” (1633), apresentou 37 gêneros de elevado potencial econômico e que estariam disponíveis no Maranhão e no Pará. Este trabalho se dedica à transcrição desse manuscrito inédito e à apresentação das propostas de Macedo acerca das potencialidades econômicas maranhenses. (AU)

Processo FAPESP: 13/14786-6 - Escritos sobre os novos mundos: uma história da construção de valores morais em Língua Portuguesa
Beneficiário:Jean Marcel Carvalho França
Modalidade de apoio: Auxílio à Pesquisa - Temático