Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Covid-19, Fundeb e o populismo do governo Bolsonaro nas relações federativas

Texto completo
Autor(es):
Daniel Arias Vazquez [1] ; Rogerio Schlegel [2]
Número total de Autores: 2
Afiliação do(s) autor(es):
[1] Universidade Federal de São Paulo. Departamento de Ciências Sociais - Brasil
[2] Universidade Federal de São Paulo. Departamento de Ciências Sociais - Brasil
Número total de Afiliações: 2
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Revista Brasileira de Ciência Política; n. 38 2022-05-06.
Resumo

Resumo: O artigo emprega ferramentas analíticas do policy design e da literatura comparada sobre o populismo contemporâneo para avaliar a resultante dos três primeiros anos do governo Bolsonaro nas relações federativas. A análise das ações e inações do governo federal no combate à pandemia de Covid-19 e na renovação do Fundeb - políticas centrais em duas áreas estruturantes para a federação brasileira no pós-1988 - revelou sinais de desarticulação entre objetivos e instrumentos para desenvolvimento de políticas, caracterizando o predomínio do não desenho (non-design). Também evidenciou o uso da retórica dicotômica e de confronto típica dos populistas, dirigida a governantes subnacionais, STF e outros segmentos da elite política. Juntas, as duas constatações indicam a orientação populista de Bolsonaro para as relações federativas no âmbito das políticas sociais. (AU)

Processo FAPESP: 21/08773-5 - Inovação responsável e resiliência nas políticas sociais (IRR-PS): uma análise integrada das áreas de saúde, educação e assistência social antes e durante a pandemia de COVID-19
Beneficiário:Rogerio Schlegel
Modalidade de apoio: Auxílio à Pesquisa - Regular