Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Estudo exploratório sobre análise multimodal da atenção compartilhada

Texto completo
Autor(es):
Mayara Kamimura Sugahara [1] ; Simoni Camilo Silva [2] ; Monica Scattolin [3] ; Fernanda Miranda da Cruz [4] ; Jacy Perissinoto [5] ; Ana Carina Tamanaha [6]
Número total de Autores: 6
Afiliação do(s) autor(es):
[1] Universidade Federal de São Paulo. Departamento de Fonoaudiologia - Brasil
[2] Universidade Federal de São Paulo. Departamento de Fonoaudiologia - Brasil
[3] Universidade Federal de São Paulo. Departamento de Psiquiatria - Brasil
[4] Universidade Federal de São Paulo. Departamento de Letras da Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - Brasil
[5] Universidade Federal de São Paulo. Departamento de Fonoaudiologia - Brasil
[6] Universidade Federal de São Paulo. Departamento de Fonoaudiologia - Brasil
Número total de Afiliações: 6
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Audiol., Commun. Res.; v. 27, 2022-07-25.
Resumo

RESUMO O objetivo deste estudo foi produzir análise multimodal exploratória sobre a atenção compartilhada. Utilizou-se a ferramenta ELAN (EUDICO Language Annotator), software com recursos para sincronização temporal e especiais para modalidades verbal e não verbal, que facilitam a visualização e anotação de contextos interacionais. Foram analisados e transcritos trechos de dez minutos de sessão de avaliação fonoaudiológica de uma criança em investigação para transtorno do espectro do autismo (TEA) e outra, com desenvolvimento típico, pareadas por faixa etária e gênero. Foram investigadas e quantificadas as ocorrências espontâneas de direcionamento do olhar das crianças para: os olhos do interlocutor; os brinquedos e/ou brincadeiras; os olhos do interlocutor – brinquedos (atenção compartilhada). As ocorrências de direcionamento do olhar diferiram entre as crianças de forma quantitativa e qualitativa. A criança com suspeita de TEA não produziu episódio de atenção compartilhada, nem direcionou seu olhar para o interlocutor. Foram 56 ocorrências de direcionamentos de olhar apenas para os brinquedos. A criança em desenvolvimento típico produziu 18 ocorrências de atenção compartilhada, sendo que, em todas as vezes que direcionou o olhar para os olhos do interlocutor, o fez para compartilhar o brinquedo ou brincadeira. Observou-se, ainda, 37 ocorrências de direcionamento do olhar para o brinquedo. A partir da análise exploratória produzida pela ferramenta ELAN, foi possível observar que houve diferença em número de ocorrência e trajetória do olhar entre as duas crianças e verificar que a atenção compartilhada esteve ausente na criança com risco para TEA. (AU)

Processo FAPESP: 18/07565-7 - AO MÍNIMO GESTO: Estudo dos recursos multimodais (aspectos verbais, gestos, corpo e mundo material) nas interações envolvendo crianças com TEA (Transtornos do Espectro Autista)
Beneficiário:Fernanda Miranda da Cruz
Modalidade de apoio: Auxílio à Pesquisa - Regular