Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Análise da violência no trabalho contra profissionais de enfermagem e possibilidades de prevenção

Texto completo
Autor(es):
Maiara Bordignon ; Maria Inês Monteiro [2]
Número total de Autores: 2
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Rev. Gaúcha Enferm.; v. 42, 2021-04-19.
Resumo

RESUMO Objetivo Investigar a violência no trabalho dirigida a profissionais de enfermagem, sua relação com variáveis pessoais, de saúde e trabalho, e conhecer possibilidades de prevenção. Método Estudo descritivo, transversal e de abordagem quantitativa com 267 profissionais de enfermagem de unidades de pronto atendimento e emergência hospitalar entre 2015 e 2017. O Questionário sobre Dados Sociodemográficos, Estilo de Vida, Aspectos de Saúde e Trabalho e o questionário de violência no trabalho coletaram dados, posteriormente submetidos a análises estatísticas. Resultados 61,6% relataram ter sido vítima de abuso verbal, assédio sexual ou violência física no trabalho nos últimos 12 meses. Identificou-se relações estatisticamente significantes entre sofrer ou não violência e variáveis pessoais, de saúde e trabalho. Indicou-se possibilidades de prevenção, que constituíram um modelo multidimensional. Conclusões Mais da metade da amostra relatou ter sofrido violência no trabalho no ano anterior, e possibilidades de como evitá-la foram reveladas em prol de protocolos de prevenção. (AU)

Processo FAPESP: 16/06128-7 - Capacidade para o trabalho, violência e intenções de abandono entre trabalhadores de enfermagem
Beneficiário:Maiara Bordignon
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Doutorado Direto