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(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

O papel da herança cultural nos processos de ingresso na carreira diplomática brasileira entre 1995-2015

Texto completo
Autor(es):
Caique Sanches Bodine [1] ; Arthur Roberto Capella Giannattasio [2]
Número total de Autores: 2
Afiliação do(s) autor(es):
[1] Universidade de São Paulo. Instituto de Relações Internacionais - Brasil
[2] Universidade de São Paulo. Instituto de Relações Internacionais - Brasil
Número total de Afiliações: 2
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Rev. Adm. Pública; v. 56, n. 5, p. 654-682, 2022-11-11.
Resumo

Resumo A seleção de novos membros para ocupar cargos na estrutura burocrática federal brasileira mudou progressivamente durante a segunda metade da década de 1990. Se a orientação inicial foi marcada pela retomada quantitativa dos concursos públicos federais (1995-2002), após 2003 a tendência foi de buscar atrair uma maior diversidade de setores sociais nas carreiras públicas - e a seleção de diplomatas não ficou alheia a este processo. A análise qualitativa de fontes primárias (documentos) e fontes secundárias (revisão de literatura) permitiu verificar que, juntamente com iniciativas já reconhecidas na literatura - aumento do número de vagas e da remuneração, isenção de inscrição, entre outras -, a própria modificação das questões formuladas nas provas aplicadas entre 1995 e 2015 pode ser entendida como uma medida com o objetivo de alteração do perfil dos ingressantes na carreira diplomática. Entre 1995 e 2004, a prova avaliou e selecionou os candidatos mediante questões de “cultura geral”, que privilegiavam uma certa “herança cultural” reputada como sinal de distinção social e associada a um perfil social pretensamente sofisticado. No entanto, entre 2004 e 2015 parece ter havido uma padronização das novas questões, que, afastando-se das exigências tácitas de refinamento cultural, dariam preferência a outros perfis de candidatos. (AU)

Processo FAPESP: 20/09019-0 - Política externa brasileira e literatura: em busca de um discurso formativo comum nos concursos de admissão à carreira diplomática do Instituto Rio Branco entre os anos de 2003 a 2016
Beneficiário:Caique Sanches Bodine
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Iniciação Científica