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(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Desenvolvimento cognitivo e da linguagem expressiva: diversidade e complexidade das produções infantis

Texto completo
Autor(es):
Fabíola Custódio Flabiano [1] ; Karina Elena Bernardis Bühler ; Suelly Cecilia Olivan Limongi [3]
Número total de Autores: 3
Afiliação do(s) autor(es):
[1] Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina. Departamento de Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional
[3] USP. FM. Departamento de Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional
Número total de Afiliações: 3
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Pró-Fono R. Atual. Cient.; v. 22, n. 4, p. 525-530, 2010-12-00.
Resumo

TEMA: análise objetiva e sistematizada do processo de desenvolvimento cognitivo e da linguagem expressiva. OBJETIVO: caracterizar o desenvolvimento cognitivo e da linguagem expressiva considerando a diversidade e complexidade das produções realizadas por crianças com desenvolvimento típico. MÉTODO: o presente estudo compreendeu 20 sujeitos (10 do gênero masculino e 10 do feminino), com peso e idade gestacional adequados ao nascimento e ausência de intercorrências pré, peri e pós-natais. Os participantes foram submetidos a sessões mensais de observação da cognição e linguagem expressiva, com duração de 30 minutos cada, dos oito aos 18 meses de idade, utilizando-se o material sugerido de acordo com os procedimentos de aplicação do PODCLE-r. RESULTADOS: é apresentada e analisada a quantidade de esquemas, gestos e verbalizações diferentes produzidos pelas crianças (diversidade e complexidade), tanto em uma única sessão de 30 minutos a cada mês de idade, quanto de forma cumulativa, dos oito aos 18 meses. CONCLUSÃO: o PODCLE-r permitiu caracterizar o desenvolvimento cognitivo e da linguagem expressiva por meio da observação objetiva desse processo em termos da diversidade e complexidade das produções das crianças estudadas, considerando-se o período compreendido entre a quarta fase do período sensóriomotor e início do pré-operatório. (AU)

Processo FAPESP: 06/55866-9 - Desenvolvimento cognitivo e de linguagem durante o período sensório-motor no recém-nascido pré-termo muito baixo peso
Beneficiário:Suelly Cecilia Olivan Limongi
Modalidade de apoio: Auxílio à Pesquisa - Regular