Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Orientação familiar e seus efeitos na gagueira infantil

Texto completo
Autor(es):
Cristiane Moço Canhetti de Oliveira [1] ; Cristiane Naomi Yasunaga [2] ; Luciana Tavares Sebastião ; Edinalva Neves Nascimento [4]
Número total de Autores: 4
Afiliação do(s) autor(es):
[1] Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Faculdade de Filosofia e Ciências. Departamento de Fonoaudiologia - Brasil
[2] Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Faculdade de Filosofia e Ciências. Departamento de Fonoaudiologia - Brasil
[4] Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Faculdade de Filosofia e Ciências. Departamento de Fonoaudiologia - Brasil
Número total de Afiliações: 4
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia; v. 15, n. 1, p. 115-124, 2010-00-00.
Resumo

OBJETIVO: Verificar a contribuição da orientação familiar de curto prazo na fluência da fala de crianças com gagueira. MÉTODOS: Participaram 20 díades de crianças com gagueira e familiares. Os procedimentos foram realizados em três etapas: avaliação da fluência, orientações familiares e reavaliação da fluência. A avaliação inicial da fluência foi realizada para caracterizar a tipologia e a frequência das disfluências antes das orientações. A orientação familiar foi realizada em duas sessões, enfatizando os comportamentos verbais e não verbais da família que podem promover a fluência na criança. A reavaliação da fluência ocorreu depois de trinta dias, utilizando-se os mesmos procedimentos da avaliação inicial. Foi aplicado o Teste dos Postos Sinalizados de Wilcoxon, para medir o grau de significância da diferença entre as informações obtidas nas duas fases. RESULTADOS: No que se refere à tipologia, a análise comparativa das duas avaliações mostrou que, dentre os seis tipos de disfluências comuns, quatro diminuíram, e, dentre os seis tipos de disfluências gagas, cinco apresentaram redução. No que se refere à frequência das rupturas, 70% das crianças tiveram uma diminuição na porcentagem de descontinuidade de fala, e 80% no total de rupturas gagas. CONCLUSÃO: A orientação fonoaudiológica realizada com familiares de crianças com gagueira favoreceu a promoção da fluência na fala da criança, mostrando-se relevante na área da fluência infantil. (AU)

Processo FAPESP: 05/00147-5 - Avaliacao da fluencia de criancas disfluentes pre e pos-orientaoes fonoaudiologas.
Beneficiário:Cristiane Naomi Yasunaga
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Iniciação Científica