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(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Instrumentos combinados para o rastreio de demência em idosos com baixo nível educacional

Texto completo
Autor(es):
Cássio M.C. Bottino [1] ; Sonia E. Zevallos-Bustamante [2] ; Marcos A. Lopes ; Dionisio Azevedo [4] ; Sérgio R. Hototian [5] ; Wilson Jacob-Filho [6] ; Julio Litvoc [7]
Número total de Autores: 7
Afiliação do(s) autor(es):
[1] Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina. Instituto e Departamento de Psiquiatria - Brasil
[2] Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina. Instituto e Departamento de Psiquiatria - Brasil
[4] Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina. Instituto e Departamento de Psiquiatria - Brasil
[5] Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina. Instituto e Departamento de Psiquiatria - Brasil
[6] Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina. Departamento de Clínica Médica - Brasil
[7] Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina. Departamento de Medicina Preventiva - Brasil
Número total de Afiliações: 7
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Arquivos de Neuro-Psiquiatria; v. 67, p. 185-190, 2009-06-00.
Resumo

OBJETIVO: Determinar qual combinação de testes cognitivos e avaliações do informante pode melhorar o rastreio de demência em idosos com baixo nível educacional. MÉTODO: Pacientes com demência leve a moderada (n=34) de acordo com critérios da CID-10 e DSM-III-R, e 59 controles idosos foram avaliados com o Mini-Exame do Estado Mental (MEEM) e com o "Fuld Object Memory Evaluation" (FOME). Informantes foram avaliados com o "Informant Questionnaire on Cognitive Decline in the Elderly" e a escala Bayer-Atividades da Vida Diária. RESULTADOS: Os quatro instrumentos combinados com a regra mista classificaram 100% e a regressão logística (soma ponderada) classificou 95,7% dos sujeitos. A soma ponderada teve uma área da curva ROC significativamente maior comparada ao MEEM (p=0,008) e FOME (p=0,023). A especificidade das combinações testadas foi superior ao MEEM isolado (p=0,002). CONCLUSÕES: Testes cognitivos combinados com relatos dos informantes podem melhorar o rastreio de demência leve a moderada em idosos com baixo nível educacional. (AU)

Processo FAPESP: 01/05959-7 - Demência e transtornos cognitivos em idosos: um estudo clínico-epidemiológico em dois municípios do estado de São Paulo
Beneficiário:Cássio Machado de Campos Bottino
Modalidade de apoio: Auxílio à Pesquisa - Regular