Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Modificações epigenéticas de histonas e sua relação com o câncer: uma visão da medicina comparada

Texto completo
Autor(es):
Igor Luiz Salardani Senhorello [1] ; Mirela Tinucci-Costa [2]
Número total de Autores: 2
Afiliação do(s) autor(es):
[1] Universidade Vila Velha (UVV) - Brasil
[2] Universidade Estadual Paulista “Julio de Mesquita Filho” (UNESP). Departamento de Clínica e Cirurgia Veterinária. Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias (FCAV) - Brasil
Número total de Afiliações: 2
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Ciência Rural; v. 53, n. 11 2023-05-15.
Resumo

RESUMO: Mudanças epigenéticas assumiram importância na patogênese do câncer a partir de pesquisas que mostraram que mudanças na expressão de proteínas associadas ao DNA podem afetar a expressão gênica e podem ser reversíveis após o tratamento. As alterações nas histonas têm sido estudadas em larga escala na medicina, particularmente no câncer de mama, e estudos recentes mostram essa relação também na medicina veterinária. A desacetilação das histonas está relacionada à progressão tumoral e a superexpressão de histonas desacetilases (HDACs) é responsável por essas alterações. O silenciamento de genes supressores de tumor relacionados a alterações epigenéticas favorece a progressão tumoral, entretanto, o uso de inibidores de HDAC é eficaz em reverter as alterações nas histonas e tem efeitos anticâncer. Uma visão da medicina comparada entre humanos e cães em relação às alterações epigenéticas, será o objetivo deste trabalho, mostrando os mecanismos fisiológicos e a relação entre o câncer e a epigenética, especificamente com a acetilação e desacetilação de histonas. Essa visão contribuirá para um melhor entendimento da epigenética e do câncer, bem como a relação com as novas terapias moleculares-alvo na medicina veterinária e a importância dos estudos neste contexto. (AU)

Processo FAPESP: 16/00128-5 - Avaliação de marcadores sorológicos, de anormalidades epigenéticas e genéticas como indicadores prognósticos em tumores de cães.
Beneficiário:Mirela Tinucci Costa
Modalidade de apoio: Auxílio à Pesquisa - Regular