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(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Pontos de corte, sensibilidade e especificidade para rastreamento da fluência leitora em crianças

Texto completo
Autor(es):
Hugo Cogo-Moreira [1] ; Giovanna Lima Molinari [2] ; Carolina Alves Ferreira de Carvalho [3] ; Adriana de Souza Batista Kida [4] ; Patrícia Silva Lúcio [5] ; Clara Regina Brandão de Avila [6]
Número total de Autores: 6
Afiliação do(s) autor(es):
[1] Østfold University College. Department of Education, ICT and Learning - Noruega
[2] Universidade Federal de São Paulo. Escola Paulista de Medicina. Departamento de Fonoaudiologia - Brasil
[3] Universidade Federal de São Paulo. Escola Paulista de Medicina. Departamento de Fonoaudiologia - Brasil
[4] Universidade Federal de São Paulo. Escola Paulista de Medicina. Departamento de Fonoaudiologia - Brasil
[5] Universidade Estadual de Londrina. Departamento de Psicologia e Psicanálise - Brasil
[6] Universidade Federal de São Paulo. Escola Paulista de Medicina. Departamento de Fonoaudiologia - Brasil
Número total de Afiliações: 6
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: CoDAS; v. 35, n. 3 2023-06-02.
Resumo

RESUMO Objetivo estabelecer pontos de corte para valores de velocidade e acurácia de leitura, a fim de obter valores mínimos para compreensão de textos, e permitir classificar alunos de 2º a 5º ano do Ensino Fundamental, de acordo com bom ou pobre desempenho em leitura. Método foram analisados ​​147 protocolos de avaliação de leitura oral e compreensão textual de escolares de 3º a 5º ano com e sem dificuldades de leitura. A taxa de leitura oral de texto e os valores de acurácia foram analisados. Curvas ROC foram construídas e a sensibilidade e a especificidade, calculadas para cada parâmetro de fluência de leitura por ano escolar. Resultados A sensibilidade e a especificidade para medidas de taxa e acurácia na leitura de texto foram calculadas para o 3º, 4º e 5º anos. A taxa e a precisão sob a curva ROC não diferiram estatisticamente. Os valores do 2º ano foram estimados matematicamente. Conclusão Foram identificados os valores de corte esperados para escolares do 2º ao 5º ano, com recomendações de utilização da taxa de leitura de texto oral para procedimentos de rastreamento da compreensão leitora. (AU)

Processo FAPESP: 06/54714-0 - Relacao entre a funcao pragmatica da linguagem e compreensao de textos
Beneficiário:Carolina Alves Ferreira de Carvalho
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Mestrado
Processo FAPESP: 08/57186-0 - Nível de compreensão de texto em escolares com queixa de dificuldade de leitura e escrita
Beneficiário:Tânia Augusto Nascimento
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Iniciação Científica