Busca avançada
Ano de início
Entree

Nível de compreensão de texto em escolares com queixa de dificuldade de leitura e escrita

Processo: 08/57186-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de fevereiro de 2009
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2009
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Fonoaudiologia
Pesquisador responsável:Clara Regina Brandão de Avila
Beneficiário:Tânia Augusto Nascimento
Instituição Sede: Escola Paulista de Medicina (EPM). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus São Paulo. São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Transtornos da leitura   Compreensão da leitura   Escrita   Crianças em idade escolar
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Avaliacao | Compreensao | Fonoaudiologia | Transtorno De Leitura

Resumo

A leitura envolve capacidades de compreender, usar e refletir sobre textos escritos, a fim de atingir um objetivo, desenvolver o conhecimento e o potencial de participar na sociedade. Processos cognitivos, como as habilidades de estabelecer relações lingüísticas, de associação e memória, o conhecimento de mundo e a capacidade de realizar inferências são fundamentais. O objetivo deste estudo é investigar o nível de compreensão alcançado na leitura em escolares com queixa de dificuldade de aprendizado. Serão avaliados meninos e meninas, do 3º ao 5º ano, 10 crianças por ano, totalizando 30 escolares, matriculados no Ensino Fundamental regular da rede pública de São Paulo e serão indicados por seus respectivos professores. Esta pesquisa contará com um grupo controle. Os estudantes deste grupo já foram avaliados pela fonoaudióloga e pesquisadora Adriana de Souza Batista Kida, responsável pelo projeto aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa sob o número de protocolo 11.111/05. A avaliação da compreensão da leitura será realizada por meio da análise do reconto e das respostas às questões de múltipla escolha referentes aos textos lidos pelos alunos, sendo estes textos - previamente selecionados e adequados ao nível escolar. Após a leitura, o escolar deverá recontar a história lida e responder algumas questões de múltipla escolha. A escuta de todos os recontos será realizada pela pesquisadora e terá como objetivo identificar as macroestruturas. Os dados serão submetidos à análise estatística. Como resultado, espera-se encontrar diferenças entre os níveis de compreensão de leitura atingidos pelos escolares com e sem queixas de dificuldade de leitura e escrita, com melhor desempenho para o segundo grupo de pesquisa. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
TÂNIA AUGUSTO NASCIMENTO; CAROLINA ALVES FERREIRA DE CARVALHO; ADRIANA DE SOUZA BATISTA KIDA; CLARA REGINA BRANDÃO DE ÁVILA. Fluência e compreensão leitora em escolares com dificuldades de leitura. J. Soc. Bras. Fonoaudiol., v. 23, n. 4, p. 335-343, . (08/57186-0)
HUGO COGO-MOREIRA; GIOVANNA LIMA MOLINARI; CAROLINA ALVES FERREIRA DE CARVALHO; ADRIANA DE SOUZA BATISTA KIDA; PATRÍCIA SILVA LÚCIO; CLARA REGINA BRANDÃO DE AVILA. Pontos de corte, sensibilidade e especificidade para rastreamento da fluência leitora em crianças. CoDAS, v. 35, n. 3, . (06/54714-0, 08/57186-0)