Busca avançada
Ano de início
Entree

Relacao entre a funcao pragmatica da linguagem e compreensao de textos

Processo: 06/54714-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2006
Data de Término da vigência: 31 de março de 2008
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Fonoaudiologia
Pesquisador responsável:Brasilia Maria Chiari
Beneficiário:Carolina Alves Ferreira de Carvalho
Instituição Sede: Escola Paulista de Medicina (EPM). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus São Paulo. São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Pragmática   Leitura
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Avaliacao De Leitura | Compreensao Textual | Leitura | Pragmatica

Resumo

Ainda são poucos os estudos que se dedicam à pesquisa da função pragmática na linguagem escrita. O reconhecimento e extração do significado das palavras impressas são processos básicos de leitura, mas para uma compreensão efetiva, processos cognitivos, como a capacidade de realizar inferências, habilidades lingüísticas gerais e o uso do conhecimento de mundo para interpretação do texto, são fundamentais (Salles e Parente 2002). Sob a óptica da função pragmática da linguagem, a leitura deixa de ser restrita à simples capacidade de decodificar o texto e, os instrumentos que a avaliam assume relevância no diagnóstico de linguagem. O objetivo desta pesquisa é investigar a existência de relações entre a função pragmática da linguagem e a compreensão na leitura de textos em escolares. Serão avaliadas 240 crianças de 3ª,4ª,5ª e 6ª séries de escolas das redes pública e particular do Ensino Fundamental. Será solicitada a leitura de um texto em voz alta para observarmos os parâmetros de velocidade e acurácia e excluirmos escolares com alterações na decodificação da leitura. A compreensão será avaliada por meio do recorto de uma segunda história lida, silenciosamente e, da resposta a questões de múltipla escolha (Salles e Parente, 2004). O reconto será gravado e transcrito para ser analisado segundo o Modelo de Compreensão Textual de Kintsch e Van Dijk (1978) e Kintsch (1988). A função pragmática da linguagem será avaliada com a aplicação do Test of Pragmatic Language - TOPL (Phelps-Terasaki e Phelps-Gunn, 1992). Pesquisas nessa área podem auxiliar com informações que indiquem abordagens de ensino mais adequadas. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
HUGO COGO-MOREIRA; GIOVANNA LIMA MOLINARI; CAROLINA ALVES FERREIRA DE CARVALHO; ADRIANA DE SOUZA BATISTA KIDA; PATRÍCIA SILVA LÚCIO; CLARA REGINA BRANDÃO DE AVILA. Pontos de corte, sensibilidade e especificidade para rastreamento da fluência leitora em crianças. CoDAS, v. 35, n. 3, . (06/54714-0, 08/57186-0)