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(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

AVALIAÇÃO EXTERNA E AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL: EMBATES E DIÁLOGOS PARA CONSTRUÇÃO DA QUALIDADE SOCIAL

Texto completo
Autor(es):
Mara Regina Lemes de Sordi [1] ; Sara Badra de Oliveira [2] ; Luana Costa Almeida [3]
Número total de Autores: 3
Afiliação do(s) autor(es):
[1] Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Educação. Departamento de Estudos e Práticas Culturais - Brasil
[2] Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas. Núcleo de Estudos da Violência - Brasil
[3] Universidade Federal de São Carlos. Centro de Educação e Ciências Humanas. Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas - Brasil
Número total de Afiliações: 3
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Cad. CEDES; v. 43, n. 121, p. 77-89, 2023-11-13.
Resumo

RESUMO O presente artigo estabelece um diálogo entre os processos de avaliação externa de larga escala e de avaliação institucional participativa, a partir da análise de quatro modelos de avaliação à luz de categorias consideradas importantes dentro da lógica emancipatória vista como contraposta à lógica mercadológica. Com isso, propõe-se uma forma de análise dos modelos avaliativos que, longe de ser norteada pelas díades quantitativo/qualitativo, externo/interno, filie-se à lógica emancipatória. Por fim, discute-se a importância de eleger indicadores de qualidade coerentes à epistemologia decolonial, construindo rotas de fuga a uma leitura de qualidade educacional ainda marcada pelo imperialismo cultural e econômico. Trata-se, pois, de um trabalho contra regulatório que subsidiará a reflexão e ação dos profissionais da educação, devidamente articuladas com as forças vivas da escola e expressas num pacto de qualidade negociado, responsavelmente administrado em nome de um futuro comprometido com a justiça social. (AU)

Processo FAPESP: 22/02996-5 - Dimensões da qualidade social como fomento à reflexão da/na escola?
Beneficiário:Luana Costa Almeida
Modalidade de apoio: Auxílio à Pesquisa - Projeto Inicial
Processo FAPESP: 22/06891-3 - A construção de referentes avaliativos para o trabalho pedagógico em escolas implicadas com a qualidade social
Beneficiário:Mara Regina Lemes de Sordi
Modalidade de apoio: Auxílio à Pesquisa - Programa Ensino Público