Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Gestão regional no enfrentamento à pandemia da Covid-19: estudo de casos em São Paulo

Texto completo
Autor(es):
Ana Lígia Passos Meira [1] ; Lídia Pereira da Silva Godoi [2] ; Nelson Ibañez [3] ; Ana Luiza DÁvila Viana [4] ; Marília Cristina Prado Louvison [5]
Número total de Autores: 5
Afiliação do(s) autor(es):
[1] Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Saúde Pública (FSP) - Brasil
[2] Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Saúde Pública (FSP) - Brasil
[3] Santa Casa de São Paulo. Faculdade de Ciências Médicas - Brasil
[4] Universidade Federal da Bahia (UFBA) - Brasil
[5] Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Saúde Pública (FSP) - Brasil
Número total de Afiliações: 5
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Saúde debate; v. 47, n. 138, p. 418-430, 2023-09-15.
Resumo

RESUMO Ao final do ano de 2019 o mundo foi surpreendido pela Covid-19, que chegou ao Brasil no início de 2020, fazendo com que o Sistema Único de Saúde (SUS) adotasse estratégias imediatas para atender as necessidades de saúde da população, colocando em evidência todos os obstáculos que o sistema de saúde vinha enfrentando nos últimos anos. O estado de São Paulo não foi diferente do restante do País em relação ao enfrentamento. Este estudo objetivou identificar as principais estratégias adotadas em 5 regiões de saúde de São Paulo, com foco na gestão regional, analisando os processos e práticas adotados para o enfrentamento à pandemia da Covid-19. Tratou-se de um estudo qualitativo, realizado através de estudo de casos múltiplos, com abordagem exploratória, a partir de pesquisa de campo e realização de oficinas regionais. As regiões de saúde deste estudo puderam comprovar a importância da intersetorialidade nas ações de saúde como um todo. Notou-se o grande papel dos municípios nestas ações e a união destes, fortalecendo o papel da regionalização e ampliando a importância da governança em saúde. Ademais, as regiões de saúde saíram fortalecidas porque exerceram seu papel de liderança e organizaram ações junto aos municípios. (AU)

Processo FAPESP: 20/12140-5 - Mudanças das estratégias de gestão regional no enfrentamento à pandemia da COVID-19 e suas implicações nas regiões de saúde do "Projeto de fortalecimento da gestão estadual da saúde no estado de SP"
Beneficiário:Nelson Ibanez
Modalidade de apoio: Auxílio à Pesquisa - Pesquisa em Políticas Públicas