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(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Formação em Análise do Comportamento no contexto da Educação Especial: Variáveis Pessoais e Atitudinais Relacionadas à Inclusão

Texto completo
Autor(es):
Priscila Benitez [1] ; Camila Domeniconi [2] ; Hillary Cristina de Arruda [3] ; Maria Clara de Freitas [4] ; Tatiana Afonso [5] ; Lucas Vasconcelos de Souza [6] ; Fernanda Aparecida Barbosa de Araujo [7] ; Francinete Furtado da Cunha [8]
Número total de Autores: 8
Afiliação do(s) autor(es):
[1] Universidade Federal do ABC - Brasil
[2] Universidade Federal de São Carlos - Brasil
[3] Universidade Federal do ABC - Brasil
[4] Universidade Estadual de Londrina - Brasil
[5] Universidade Federal do ABC - Brasil
[6] Instituto Brasiliense de Análise do Comportamento - Brasil
[7] Universidade Federal do ABC - Brasil
[8] Universidade Federal do ABC - Brasil
Número total de Afiliações: 8
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Psicologia : ciência e profissão; v. 43, 2023-12-01.
Resumo

Resumo A inclusão educacional de estudantes com autismo e/ou deficiência intelectual no ensino regular, em classe comum, evidencia a urgência de programas de formação docente em práticas educacionais baseadas em evidências. O objetivo foi avaliar a estrutura de um processo formativo remoto para elaboração, aplicação e avaliação de uma intervenção comportamental na perspectiva educacional inclusiva e, mais especificamente, caracterizar as atitudes sociais de agentes educacionais participantes da formação. A formação ocorreu em dois formatos. No primeiro, todo o material foi disponibilizado em uma pasta virtual compartilhada e, no segundo, em um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). Nos dois formatos, a estrutura contou com parte teórica e prática, por meio de leitura de textos, realização de exercícios e discussões. Na parte prática, participantes tiveram a oportunidade de trabalhar com famílias e estudantes (crianças e jovens) com autismo e/ou deficiência intelectual visando identificar as necessidades e prioridades da família para elaboração colaborativa de um plano de intervenção (sistematização de práticas), implementação e análise das práticas. Para a caracterização da amostra foram levantadas informações pessoais, experiências prévias, familiaridade com ferramentas tecnológicas, conhecimento sobre os conceitos teóricos da Análise do Comportamento. Foi feita uma caracterização das atitudes sociais em relação à inclusão e analisada a validade social de participantes sobre a formação. Os resultados da formação identificaram correlações entre o nível de atitudes sociais e o engajamento nas atividades práticas entregues, além da relação entre o número de participantes que concluíram a formação, o cumprimento de tarefas e dificuldades de contato com a família. O estudo discutiu sobre estratégias que tenham em vista possibilidades de escalabilidade da formação docente de maneira sistemática e científica nesta área de atuação profissional. (AU)

Processo FAPESP: 08/57705-8 - Instituto de Estudos sobre Comportamento, Cognição e Ensino
Beneficiário:Deisy das Graças de Souza
Modalidade de apoio: Auxílio à Pesquisa - Temático