O livro em tela: estudo sobre a experiência de leitura no computador
X Congresso Internacional de Teoria Crítica: Tecnologia, Violência, Memória
Teoria Crítica, Política e Formação: a experiência da escola secundária alemã na f...
Texto completo | |
Autor(es): |
Por Lucas Fiaschetti Estevez
[1]
Número total de Autores: 1
|
Afiliação do(s) autor(es): | [1] Universidade de São Paulo - Brasil
Número total de Afiliações: 1
|
Tipo de documento: | Artigo Científico |
Fonte: | Tempo Social, revista de sociologia da USP; v. 35, n. 3, p. 191-214, 2024-01-22. |
Resumo | |
Resumo Em 2023, o Instituto de Pesquisa Social de Frankfurt completa cem anos. Desde então, a “Escola de Frankfurt” realizou um amplo diagnóstico da perenidade do capitalismo e de suas contradições. Até meados dos anos 1960, entretanto, o mundo anglófono ainda estava relativamente alheio ao importante legado dessa experiência. Amplamente responsável pela reversão dessa situação, surge em 1973 a obra A imaginação dialética: História da Escola de Frankfurt e do Instituto de Pesquisas Sociais 1923-1950, de Martin Jay. Nessa conversa com o autor, discorremos sobre a história e os pressupostos da teoria crítica, a relação dela com outras correntes de pensamento e, por fim, sua atualidade e relevância para se pensar a periférica situação brasileira. (AU) | |
Processo FAPESP: | 21/03196-0 - Theodor W. Adorno e a heresia do jazz: as fissuras dialéticas de um objeto que ultrapassou a crítica |
Beneficiário: | Lucas Fiaschetti Estevez |
Modalidade de apoio: | Bolsas no Brasil - Doutorado Direto |