Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Cem anos da Escola de Frankfurt: Uma conversa com Martin Jay

Texto completo
Autor(es):
Por Lucas Fiaschetti Estevez [1]
Número total de Autores: 1
Afiliação do(s) autor(es):
[1] Universidade de São Paulo - Brasil
Número total de Afiliações: 1
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Tempo Social, revista de sociologia da USP; v. 35, n. 3, p. 191-214, 2024-01-22.
Resumo

Resumo Em 2023, o Instituto de Pesquisa Social de Frankfurt completa cem anos. Desde então, a “Escola de Frankfurt” realizou um amplo diagnóstico da perenidade do capitalismo e de suas contradições. Até meados dos anos 1960, entretanto, o mundo anglófono ainda estava relativamente alheio ao importante legado dessa experiência. Amplamente responsável pela reversão dessa situação, surge em 1973 a obra A imaginação dialética: História da Escola de Frankfurt e do Instituto de Pesquisas Sociais 1923-1950, de Martin Jay. Nessa conversa com o autor, discorremos sobre a história e os pressupostos da teoria crítica, a relação dela com outras correntes de pensamento e, por fim, sua atualidade e relevância para se pensar a periférica situação brasileira. (AU)

Processo FAPESP: 21/03196-0 - Theodor W. Adorno e a heresia do jazz: as fissuras dialéticas de um objeto que ultrapassou a crítica
Beneficiário:Lucas Fiaschetti Estevez
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Doutorado Direto