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(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

ARTE URBANA, ARTE CONTEMPORÂNEA

Texto completo
Autor(es):
Felipe Eduardo Lázaro Braga [1]
Número total de Autores: 1
Afiliação do(s) autor(es):
[1] Universidade de São Paulo - Brasil
Número total de Afiliações: 1
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: ARS (São Paulo); v. 21, n. 48, p. 125-174, 2023-08-07.
Resumo

RESUMO A forma estética originária do grafite e pixação – desenho/inscrição/assinatura – é sensivelmente tributária de seus imperativos performáticos sobre o território – driblar e superar os dispositivos de vigilância e disciplina da cidade. O processo de reconhecimento do grafite e da pixação nos museus e galerias tradicionais, via estratégias de transliteração estética, absorve esse duplo registro da linguagem, que se realiza não apenas no traço efetivamente grafitado – a imagem –, mas inclusive no desenvolvimento da ação de grafitar – a performance. Nesse sentido, as exposições de arte urbana elaboram projetos de curadoria que restituem às imagens, ainda que expostas no abrigo institucional, sua natureza agencial sobre o território, fazendo do grafite não um gênero alternativo de pintura, mas trânsito estético entre linguagens contemporâneas. (AU)

Processo FAPESP: 15/23932-1 - Muro, museu e mídia: A assimilação do graffiti no campo da arte contemporânea através das páginas da imprensa paulista
Beneficiário:Felipe Eduardo Lázaro Braga
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Mestrado
Processo FAPESP: 21/00645-8 - Arte em Rede: A gênese do paradigma conceitual de arte
Beneficiário:Felipe Eduardo Lázaro Braga
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Doutorado