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(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Pandemia trouxe oportunidades para mais inclusão na ciência: uma análise temática de documentos sobre práticas de ciência aberta

Texto completo
Autor(es):
Monique Oliveira [1] ; Germana Barata [2] ; Mariana Hafiz [3] ; Melanie Benson Marshall [4] ; Stephen Pinfiel [5]
Número total de Autores: 5
Afiliação do(s) autor(es):
[1] Universidade Estadual de Campinas - Brasil
[2] Universidade Estadual de Campinas - Brasil
[3] Universidade Estadual de Campinas - Brasil
[4] Universidade de Sheffield - Reino Unido
[5] Universidade de Sheffield - Reino Unido
Número total de Afiliações: 5
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: RDBCI: Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação; v. 21, 2023-10-20.
Resumo

RESUMO Introdução: A pandemia da Covid-19 produziu um grande volume de dados científicos e fomentou práticas abertas de ciência em função do compartilhamento de dados para o controle do vírus Sars-CoV-2. Tal cenário gerou oportunidades para o movimento da ciência aberta (CA). Objetivo: O intuito deste artigo é mapear as narrativas circulantes sobre práticas de CA durante a pandemia - com destaque aos debates sobre acesso público ao conhecimento e a práticas e valores característicos de Equidade, Diversidade e Inclusão (EDI). Metodologia: Realizou-se análise documental e temática de 30 artigos científicos, notícias na imprensa, posts de blogs e materiais institucionais publicados em português obtidos mediante busca por palavras-chave no SciELO, Google e bibliotecas da Câmara e do Senado. Resultados: Observou-se que 36,6% (11) dos documentos mencionaram valores de EDI, enquanto 70% (21) incluíram discussões sobre acesso público e universal ao conhecimento. Os textos poderiam apresentar ambas as temáticas, sendo contabilizados tanto na categoria de EDI quanto de acesso público. Da amostra, 23% (7) não mencionaram nenhuma dessas duas categorias e 77% apresentaram ao menos uma delas. Conclusão: De modo geral, o uso da ciência aberta foi associado à rápida produção de respostas para a pandemia, o que levanta questões sobre a continuidade de práticas abertas em períodos em que essa urgência não esteja presente. Quanto ao debate sobre EDI, embora ainda incipiente, a pandemia apresenta oportunidades de coprodução do conhecimento e práticas mais inclusivas - com experiências de debates públicos em tempo real da construção de evidências. (AU)

Processo FAPESP: 21/07577-8 - VOICES: o valor da abertura, inclusão, comunicação e engajamento pela ciência no mundo pós-pandemia
Beneficiário:Germana Fernandes Barata
Modalidade de apoio: Auxílio à Pesquisa - Regular