Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Uso de telas de mão e desenvolvimento da linguagem - percepção dos pais para a construção de cartilha orientativa

Texto completo
Autor(es):
Carolina Felix Providello [1] ; Maria Cecília de Freitas Ferreira [2] ; Simone Rocha de Vasconcellos Hage [3]
Número total de Autores: 3
Afiliação do(s) autor(es):
[1] Universidade de São Paulo. Faculdade de Odontologia de Bauru. Departamento de Fonoaudiologia - Brasil
[2] Universidade de São Paulo. Faculdade de Odontologia de Bauru - Brasil
[3] Universidade de São Paulo. Faculdade de Odontologia de Bauru. Departamento de Fonoaudiologia - Brasil
Número total de Afiliações: 3
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Revista CEFAC; v. 25, n. 4 2023-10-27.
Resumo

RESUMO Objetivo: descrever a percepção de pais sobre o uso de telas de mão por crianças e elaborar cartilha para o uso saudável desses dispositivos. Métodos: 102 pais de crianças entre 18 e 71 meses responderam um questionário sobre uso de telas. A análise foi descritiva e não paramétrica. Após a apreciação das respostas dos cuidadores e revisão da literatura, a cartilha foi construída. O material foi disponibilizado a três juízes para análise e sugestões. Resultados: o uso de telas portáteis pelas crianças foi confirmado pela maioria dos respondentes, e uma parcela das crianças permanece por duas horas ou mais na frente delas. Os pais apontaram as telas como fonte de estímulos para aprender a falar, mas se preocupam com a reprodução de comportamentos inapropriados dos personagens e consumismo. Os juízes responderam ao questionário, atribuindo pontuação máxima à maioria das perguntas. O texto da cartilha reuniu informações sobre como crianças aprendem a falar, esclareceu sobre tempo, conteúdo do uso de telas e apresentou estratégias de estimulação de linguagem. Conclusão: as respostas dos pais ao questionário, a revisão de estudos sobre o tema, somadas às análises dos juízes, forneceram elementos para a elaboração de cartilha sobre o uso adequado desses dispositivos. (AU)

Processo FAPESP: 19/18800-0 - Análise do conhecimento de país e fonoaudiólogos sobre o uso de telas portáteis por crianças
Beneficiário:Carolina Felix Providello
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Iniciação Científica